Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com investimentos de R$ 187,7 bilhões em crédito para o produtor rural alavancar a produção de alimentos no país, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, juntamente com a governadora em exercício, Claudia Lelis, lançou nesta quinta-feira, 25, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), em Palmas, o Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016.

De acordo com Katia Abreu, o plano garante um volume ainda maior de recursos que nos anos anteriores, com especial atenção ao custeio e à comercialização da safra e ao fortalecimento do médio produtor rural. A ministra afirmou ainda que a ampliação da classe média rural é um dos principais objetivos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O intuito é alçá-los a condições em que possam ter acesso a máquinas agrícolas e melhor tecnologia, resultando em maiores índices de produtividade e colaborando em maior escala com a economia brasileira”, garantiu.

A governadora em exercício, Claudia Lelis, elogiou a iniciativa da presidente Dilma Rousseff em abrir o crédito a milhões de brasileiros, possibilitando aos agricultores de todo o país o investimento na produção de alimentos e insumos. Ela lembrou também que há mais de 50 mil famílias no Estado enquadradas como produtores rurais de médio e pequeno porte e que o Tocantins tem muito a ganhar com o Plano Agrícola e Pecuário.

De acordo com a governadora em exercício, os investimentos são estratégicos para que o País consiga continuar aumentando a sua produção e garantindo a oferta de alimentos de qualidade, com preço justo, para todos. “O governador Marcelo Miranda, juntamente com toda equipe de Governo, e aqui destaco o trabalho incansável do secretário de Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, vem buscando alavancar projetos e ações de fomento à produção agrícola do Estado. Temos uma safra de grãos forte e que a cada ano vem aumentando sua produção”, concluiu Claudia Lelis.

Produtor Rural

O presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso, Edmar Correa de Oliveira, avaliou como muito positivo o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016. “Vejo esse plano com bons olhos, porque o país passa por um momento de recessão e cortes e mesmo assim o Governo resolveu aumentar os recursos para a agricultura e pecuária, apontado e apostando que esse segmento tem força para ajudar o Brasil a sair dessa crise econômica”, comemorou.

Matopiba

No evento, foi destacado ainda a importância do Matopiba para o desenvolvimento agrícola do Estado, já que ele representa a nova fronteira agrária brasileira e será responsável por 9,7% da produção de grãos prevista para o país na safra 2014/2015. A região conta com uma área de cerca de 73 milhões de hectares, da qual 38% pertencente ao Estado do Tocantins.

A região do Matopiba abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Presentes

Várias autoridades do alto escalão do Executivo estadual marcaram presença no evento, dentre eles, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros Neto; o Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), Humberto Camelo e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias Corrêa.