Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Rabobank Brasil, banco especializado em soluções financeiras para o agronegócio sustentável, leva a Porto Nacional o projeto sociocultural Olhar da Comunidade. A iniciativa, que acontece entre os dias 29 de junho e 3 de julho, oferece oficinas de arte e fotografia com a temática agronegócio para crianças de 13 a 17 anos, no Orfanato Lar Batista.

As atividades têm como objetivo despertar nos jovens participantes a reflexão crítica e a consciência social por meio da arte e da fotografia, além de mostrar a importância do agronegócio para garantir o fornecimento sustentável de alimentos no futuro. As oficinas de arte serão ministradas por Flavia Mielnik, artista plástica pós-graduada pela Universidade Complutense de Madri e com vasta pesquisa sobre as modificações arquitetônicas ou substituições das estruturas físicas das cidades. As de fotografia, por sua vez, serão conduzidas pela curadora do projeto, a fotógrafa Karina Bacci, profissional com passagens por grandes museus e centros culturais brasileiros, como o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Casa Mário de Andrade, em São Paulo.

Com aulas teóricas e práticas, os inscritos terão oportunidade de realizar intervenções artísticas na região e visitar uma fazenda para praticar as técnicas de fotografia aprendidas, que terão como foco a produção de alimentos.

“O Rabobank acredita que incentivar jovens a pensar na importância da comunidade em que vivem para o fornecimento de alimentos no Brasil e no mundo é essencial para o futuro. E não há lugar melhor para começar essa conscientização de forma dinâmica e divertida que nas regiões rurais onde o banco atua” afirma Fabiana Alves, diretora do Rural Banking do Rabobank Brasil”, afirma Fabiana Alves, diretora do Rural Banking do Rabobank Brasil.

A ação também dá oportunidade para os participantes utilizarem equipamentos fotográficos após o término das oficinas, permitindo que eles desenvolvam o olhar crítico sobre o ambiente onde vivem e se tornem agentes de transformação. O resultado será eternizado em um catálogo exclusivo e exibido em uma exposição aberta ao público, no segundo semestre do ano.

“O Olhar da Comunidade desperta a sensibilidade e amplia o campo simbólico dos jovens participantes, ponto de partida fundamental para analisar o contexto sociocultural e protagonizar mudanças que melhorem a vida de todos da comunidade”, completa Soraya Galgane, diretora da MRS.

Olhar da Comunidade é um projeto idealizado pela produtora cultural MRS e viabilizado com recursos privados obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Sobre o Rabobank

Com sede na Holanda, o Rabobank é um importante financiador de empresas do setor de alimentos e agronegócio em mais de 45 países, promovendo e facilitando conexões ao longo de toda a cadeia de alimentar. Assim, apoiamos iniciativas alinhados com a visão global do Rabobank deBanking For Food, que tem o objetivo de fomentar iniciativas que contribuam com o futuro sustentável do nosso planeta. No Brasil, o Rabobank está presente há mais de 20 anos e conta com 16 agências no interior do país.