Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acompanhado do ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, na cidade de Gurupi, região sul do Estado, na tarde dessa terça-feira, 30, o governador Marcelo Miranda reforçou o potencial do Tocantins no projeto de desenvolvimento do Brasil. Para o governador, o Estado tem muito que oferecer.

“A presença do ministro é um privilégio para nós todos. Ele está com os olhos voltados para atrair projetos de grande porte para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. E o Tocantins é um estado que pode oferecer muito. Temos uma ferrovia, estamos discutindo a hidrovia e temos rodovias que estão prestes a ser duplicadas”, destacou o governador, se referindo à vantagem da logística do Estado.

Conforme Mangabeira Unger, hoje, a região Centro-Oeste do Brasil e o Estado do Tocantins, têm um papel fundamental para o desenvolvimento do País, tomando como referência três vertentes. “A qualificação da agropecuária, intensificação da pecuária e diversificação de lavouras de alto valor agregado; a segunda é aproveitar este centro logístico do Brasil, que está surgindo em Goiás e no Tocantins, para que não seja apenas um corredor vazio de escoamento, para que se torne a base de todo um conjunto de atividades produtivas; e a terceira é a industrialização, que começa com produtos agropecuários, mas tem um horizonte imenso de bioquímica, energia e ciência”, explicou.

Ao afirmar que estar em busca da construção de um novo rumo para o Brasil, o ministro Mangabeira Unger destacou que é preciso ampliar as capacitações educacionais e as oportunidades produtivas. Para isso, o ministro comentou a necessidade de se conhecer de perto a realidade dos municípios. “E eu vim aqui conhecer a realidade na ponta. Gurupi é um desses lugares onde fervilha o dinamismo brasileiro. Nada substitui o contato direto”, reforçou.

O prefeito do município, Laurez Moreira, disse ser uma alegria ter Gurupi como uma referência ao ministro. “Estamos muito felizes em ter um ministro que vê a nossa região como solução para o País. Gurupi é uma cidade que tem um peso regional, bem localizada, com rodovias e ferrovias passando por nossa cidade”, enfatizou.

Aproveitando a visita do ministro à prefeitura de Gurupi, o prefeito Laurez reivindicou duas demandas que, para ele, fortaleceriam a região. Trata-se da viabilização da travessia da Ilha do Bananal, por meio da BR- 242 ou pela TO-500, e o pólo de carga no município. “Não podemos ter uma ferrovia sem ter um ponto de carga. Já temos empresários dispostos a participar da licitação, mas precisamos que o governo federal publique o edital”, explicou Laurez.

Visitas

Durante a passagem por Gurupi, o governador Marcelo Miranda, o ministro Mangabeira Unger, secretários de Estado, o deputado estadual Mauro Carlesse e autoridades da região visitaram o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), Irmã Divina, no bairro Jardim dos Buritis. O Cmei segue modelo do programa Pro Infância, do Ministério da Educação.

Ainda na cidade, a comitiva visitou a Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde conheceu um pouco do Projeto Inova Tocantins - Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, que apoia a consolidação das incubadoras de base biotecnológicas. Na universidade, eles conheceram o trabalho dos professores e universitários do Laboratório de Biotecnologia/ Análise de Alimentos e Purificação de Produtos.