Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Lima  O encontro aconteceu no Palácio Araguaia, e visa articular ações estratégicas conjuntas O encontro aconteceu no Palácio Araguaia, e visa articular ações estratégicas conjuntas

A vice-governadora do Estado do Tocantins, Claudia Lelis, e secretários estaduais receberam nessa sexta-feira, 3, a comitiva federal para realização do 1° Encontro da Agenda de Convergência para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. O encontro aconteceu no Palácio Araguaia, e visa articular ações estratégicas conjuntas e integradas de promoção e proteção dos direitos humanos e dos direitos da criança e adolescente antes, durante e depois dos jogos indígenas.

Na ocasião, a vice-governadora apresentou a situação do Estado no que tange à proteção dos direitos da criança e adolescente e aproveitou para pedir apoio para desenvolver ações voltadas para essa população. Claudia Lelis ressaltou ainda  que todas as responsabilidades pactuadas na matriz assinada pelo Governo do estado e o Governo Federal para realização dos jogos serão executadas, dentro da realidade que se encontra o governo do Estado, com a finalidade de colaborar com o sucesso do evento. “Os Jogos Mundiais Indígenas são um evento com um conceito e uma complexidade muito grande. É uma experiência nova para todo o mundo, e o Estado entende que a união de todos, fazendo uma força tarefa, é a receita para alcançar o sucesso”, frisou.

“Queremos as ações implantadas durante os jogos mundiais indígenas tenham continuidade e apoio do Governo Federal após o fim do evento, principalmente projetos para a criança e o adolescente”, destacou ainda a vice-governadora que apresentou um panorama da situação atual dos programas e ações do Governo voltados para esse público.

A secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Angélica Goulart, explicou que a agenda de convergência é feita de forma conjunta. “Nós viemos convidar todas as forças locais, todos os agentes públicos e da sociedade civil e as universidades no sentido de nós compormos uma agenda de convergência de proteção integral dos direitos da criança e do adolescente. Essa agenda é uma ação integrada, intersetorial, interfederativa, interconstitucional para que o evento seja um sucesso na sua matéria essencial que são os jogos indígenas, propriamente ditos, mas que também seja um sucesso de acolhimento e de proteção de todas as pessoas da região”, frisou.

A secretária nacional falou ainda que a realização dessa ação é um momento de reavivar as forças e de reintegrar ações entre o Estado, município e governo federal para que se construa uma agenda fortalecida e de impacto na vida das pessoas. A agenda faz parte do marco do calendário nacional de grandes eventos esportivos e suas relações com a pauta de direitos humanos no Brasil.

Composição

A agenda é coordenada por um comitê gestor composto pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA/SDH/PR), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgãos e ministérios envolvidos com a pauta dos direitos humanos como Casa Civil, Secretaria de Direitos Humanos, Ministério do Desenvolvimento Social, além de organizações não governamentais, empresas e organismos internacionais.

O lançamento oficial da agenda acontece às 14 horas desta sexta-feira, no auditório do Bloco V do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). (Secom-TO)