Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Carlos Gaguim (PMDB-TO) afirmou nessa quarta-feira, 08 de julho, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPDR), a necessidade da criação de mecanismos para que as emendas das bancadas e das comissões sejam respeitadas. "As emendas de bancadas e as emendas de comissões precisam se tornar impositivas, pois do jeito que está não funciona! Ficamos fazendo reuniões, discutindo as prioridades para os municípios e Estados e no final do ano não há nenhuma verba liberada”, disse. 

Reuniram-se os senadores e os deputados da bancada do Tocantins e foram apresentadas as emendas de metas de prioridades para a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO de 2016. A bancada optou por priorizar a construção da ponte de Xambioá; a construção do Hospital Universitário em Palmas e Araguaína e a conclusão da pavimentação da BR-010, que compreende o trecho de Aparecida do Rio Negro até Goiatins. "Como coordenador da bancada de Tocantins, fiz uma reunião cedo e colocamos as emendas prioritárias para o nosso Estado. Essas emendas já haviam sido colocadas em 2010, 2011, 2013, 2014 e em 2015", informou. 

Gaguim falou em enganação. "Esta casa tem que se posicionar! Nós nos comprometemos com os municípios, divulgamos nossas emendas e aquilo com que nós nos comprometemos não é cumprido. O que está acontecendo é só enganação! Há reuniões, colocamos emendas, faz-se barulho, e a sociedade, os nossos eleitores, o povo do nosso Estado (Tocantins) fica com aquela esperança de que vai acontecer, mas, infelizmente, nada está  acontecendo”, disse. 

Matopiba 

Na Comissão, Gaguim e os outros membros aprovaram emenda de em favor da região do Matopiba de fundamental importância para o escoamento agrícola do Brasil. Região formada pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com a finalidade de promover e coordenar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável fundado nas atividades agrícolas e pecuárias da região.