Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes  Conforme a técnica do Ibram Taís Valente, o objetivo da visita é levantar informações sobre os museus no Tocantins Conforme a técnica do Ibram Taís Valente, o objetivo da visita é levantar informações sobre os museus no Tocantins

O diretor de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria da Cultura (Secult), Wolfgang Teske, recepcionou nesta terça-feira, 14, a museóloga do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) Taís Valente dos Santos, que veio ao Estado para fazer um diagnóstico da situação do Museu Histórico do Tocantins/Palacinho e do Memorial Coluna Prestes.

Durante a manhã, a técnica do Ibram fez uma explanação sobre o trabalho que veio realizar no Estado. “Em 2003, houve o lançamento da Política Nacional de Museus e, a partir disso, aconteceu uma reorganização de campo e objetivos estratégicos traçados para essa área. O objetivo do Ibram com esta visita ao Tocantins é poder levantar mais informações sobre a situação dos museus cadastrados na nossa autarquia e estreitar o diálogo com os representantes da Secretaria da Cultura”, disse.

Taís Valente falou também sobre o Projeto Conexões, desenvolvido pelo Ibram. “Através desse projeto, procuramos repactuar as relações para definir as competências do que cabe a cada ente da federação na gestão dos museus. Até agora, já assinamos Termo de Cooperação Técnica com 17 capitais”, explicou.

O diretor Wolfgang Teske pontuou que a vinda da técnica do Ibram ao Tocantins foi articulada por meio de visita ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, feita pelo secretário Melck Aquino e pelo governador Marcelo Miranda. Ele disse também que existe um planejamento para revitalizar os 15 museus existentes no Estado. “Queremos traduzir para o público o significado das obras e ajudar os municípios do Tocantins a fortalecer e retomar as funções sociais dos museus. Para isso, a Secretaria da Cultura conta com total apoio do governador Marcelo Miranda”, concluiu.

Na tarde desta terça, a servidora do Ibram fará visita técnica ao Museu Histórico do Tocantins/Palacinho e do Memorial Coluna Prestes. Na manhã da quarta, 15, Taís Valente percorrerá a Praça dos Girassóis e conhecerá o Palácio Araguaia, acompanhada da equipe da Secult.

Projeto Conexões

O projeto trata diversos temas como estratégias de fomento e financiamento, estatuto de museus,Plano Nacional Setorial de Museus, dentre outros, para serem discutidos diretamente com os representantes do setor cultural e os cidadãos.

Além das apresentações abertas ao público, o Conexões Ibram propõe reuniões técnicas com o intuito de concretizar planos de trabalho para inserir os museus do Brasil nas inovações em políticas públicas museais promovidas pelo Ibram.

Ibram

O Ibram foi criado pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A nova autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Também é responsável pela administração direta de 29 museus. (Secom-TO)