Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Artesãs de Xambioá (TO) têm mais motivos para se orgulharem do que fazem e apostarem na evolução do negócio que foi constituído com o apoio da Votorantim Cimentos. O projeto XambiArt, da Cooperativa das Artesãs de Biojoias de Xambioá (COOABX), conquistou recentemente o Prêmio BNDES de Boas Práticas de Economia Solidária. O objetivo da premiação é reconhecer os esforços e ampliar a visibilidade de empreendimentos econômicos solidários que desenvolvam os princípios da autogestão, solidariedade e cooperação. O prêmio foi entregue no dia 11 de julho, em Santa Maria (RS), durante a realização da 22ª Feira Internacional de Cooperativismo (Feicoop 2015) e 11ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária (EcoSol 2015).

Foram premiados 45 empreendimentos econômicos solidários (EESs) formalizados, além de 8 ainda não formalizados e 10 redes de EESs, distribuídos por 21 Estados brasileiros. A presidente da COOABX, Santana de Sousa Barreto Silva, participou da premiação e já definiu com as demais cooperadas a destinação do prêmio recebido em dinheiro. “Vamos usar o recurso para comprarmos um terreno e construirmos nossa sede. Desse modo, o dinheiro do aluguel poderá ser revertido para outras necessidades do nosso negócio e, assim, crescermos ainda mais”, disse.

Rodrigo Duarte Moura, gerente-geral da Votorantim Cimentos em Xambioá, parabenizou as artesãs e ressaltou que a conquista é resultado do trabalho sério realizado pelas envolvidas no projeto. “A premiação comprova que acertamos ao apoiar esse negócio, que prospera com o comprometimento de mulheres que batalham para gerar a própria renda. Projetos assim merecem esse destaque e têm o nosso incentivo para se desenvolverem cada vez mais”, afirmou.

O projeto XambiArt conta com a participação de 20 mulheres da região de Alto Bonito, em Xambioá, que produzem biojoias e artesanato a partir da utilização de elementos naturais provenientes da região do rio Araguaia, como barro, argila, coco e palha. O projeto foi lançado em 2013 pelo Programa ReDes, apoiado pela Votorantim Cimentos em parceria com o Instituto Votorantim e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O lançamento representou a primeira ação do ReDes no Tocantins, que investiu R$ 500 mil reais para a estruturação do negócio.

Com o projeto formalizado, as mulheres do XambiArt incrementaram a produção, que hoje é de aproximadamente cinco mil peças por mês. As produções são comercializadas para o varejo local e também para comerciantes e designers de outros estados brasileiros, que conhecem as peças por meio da participação das artesãs em feiras e eventos de todo o País e até no exterior. No final de 2014, por exemplo, o projeto XambiArt participou de uma missão tecnológica na Colômbia, a convite do Sebrae Tocantins, uma experiência que abriu possibilidades para o comércio internacional. “Chegamos até aqui graças à ajuda de grandes parceiros e o nosso ponto de partida foi o Programa ReDes. Somos muito gratas a todos os que estão envolvidos nesse Programa, porque acreditaram no nosso potencial e continuam nos apoiando até hoje”, acrescentou Santana.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.