Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) participa do encontro nacional em comemoração aos 20 Anos da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária que acontece de 2 a 4 de agosto em Salvador – BA.

O encontro tem o objetivo de celebrar os avanços da Economia Solidária no país, aprofundar a troca de experiências e aprendizados e fomentar uma agenda entre os entes federados em prol das políticas públicas da área.

Na sexta-feira, 4, acontece também em Salvador a 133ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset) em que o secretário do Tocantins, Jonis Calaça, será representado pelo gerente financeiro do Sistema Nacional de Emprego (Sine –To), Mateus Ferreira.

Segundo o secretário da Setas, Jonis Calaça, o Tocantins tem uma contribuição importante na construção da política de Economia Solidária e já desenvolveu projetos importantes na área como Ecosol, Lixo e Cidadania, entre outros. Sobre a temática ele completa: “É fundamental estarmos envolvidos nos debates nacionais acerca dessa pauta tão importante para o desenvolvimento social de nosso estado. O Tocantins tem tanto a aprender quanto a ensinar nessa área”.

Estratégia de Desenvolvimento Social

O Programa de Economia Solidária desenvolvido pela Setas visa promover a inclusão socioprodutiva, a geração de trabalho e renda e o desenvolvimento justo e solidário nos 139 municípios do Tocantins visando o fortalecimento das relações de cooperação nos grupos e comunidades.

Segundo o gerente financeiro, Mateus Ferreira, a participação no encontro nacional tem sido uma rica oportunidade de troca de experiências e explica: “A economia solidária visa à melhoria da qualidade de vida das pessoas com estratégias de desenvolvimento local fortalecendo a geração de emprego e renda. Nesse evento temos representantes de todo o país e juntos estamos elaborando uma agenda para os próximos 4 anos”.