Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação O livro retrata a história de Job Barbosa, natural de Porto Franco no Maranhão O livro retrata a história de Job Barbosa, natural de Porto Franco no Maranhão
  • “Histórias do Avô Job” é o título do livro que será lançado pelo jornalista Clifton Morais

Histórias do Avô Job” é o título do livro que será lançado pelo jornalista Clifton Morais, na próxima sexta-feira (24), a partir das 20 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha. O evento será aberto a toda comunidade.

O livro retrata a história de Job Barbosa, natural de Porto Franco no Maranhão. Job é o filho mais novo entre 12 irmãos. A mãe, dona Joana Barbosa faleceu 15 dias depois do nascimento de Job e por causa disso, a família teve que deixar Job com uma tia, com quem foi criado até os 15 anos. 

Depois disso, Job foi trabalhar em fazendas na região de Porto Franco, onde fazia serviços em lavouras e comercializava gado. Aos 20 anos casou-se com sua prima, Joana Barbosa, na cidade de Pedro Afonso, ainda Estado de Goiás. Lá viveram mais de 50 anos. 

O livro retrata sua trajetória de vida e todos os obstáculos para criar seus 19 filhos até a vinda para Gurupi- Tocantins em 1994. O Livro retrata também passagens pitorescas onde Job fala de suas histórias, como da onça que ele afirma ter matado quando morava na fazenda. Fala da vida de solteiro no sertão e como era o transporte dos alimentos em uma canoa, feita pelo Rio Sono, até chegar à cidade de Pedro Afonso. 

Motivação para escrever o livro:

Segundo o jornalista e autor da obra, Clifton Morais há cerca de um ano ele colhe os depoimentos para escrever o livro. Um dos motivos que o inspirou, foi à bela história de vida de Job Barbosa. “Na verdade, seu Job é o avô de minha esposa Sarah Barbosa e antes mesmo de me casar, já o conhecia e sempre admirei sua história de vida. Uma bela trajetória de lutas e vitórias. Quem gosta de uma boa leitura e sabe do valor da família vale a pena ler esse livro”, disse Clifton. 

Informações do autor: 

Clifton Morais Correia nasceu em Gurupi- TO no dia 11 de Janeiro de 1989.  Formado em Jornalismo pela Faculdade UnirG ele tem especialização em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias. 

Trabalhou como repórter na Televisão Anhanguera-afiliada a Globo no Tocantins.  Foi produtor de jornalismo no programa “O POVO NA TV – SBT” em Gurupi. Também atuou como Assessor de Imprensa na Câmara Municipal de Gurupi e na 43° edição da Exposição Agropecuária de Gurupi. 

Atualmente faz parte da equipe de Assessores de Imprensa, na Secretária de Comunicação de Gurupi.