Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho

A Prefeitura de Araguaína, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizará nos dias 5 e 6 de agosto, a VIII Conferência de Assistência Social. O objetivo do evento, que acontecerá no auditório do Sistema Fieto, é discutir, propor e elaborar propostas que contribuam com a efetivação das políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

Participam do evento representantes de ONGs, órgãos públicos, conselhos municipais e demais setores organizados da sociedade. Durante o encontro serão escolhidos os delegados que vão representar o Município na Conferência Estadual, que acontecerá em Palmas. Após a etapa estadual, será realizada em Brasília, ainda este ano, a Conferência Nacional.

A abertura oficial do evento será no dia 5, às 19h30. As demais atividades acontecerão no dia 6, das 8h às 18h. Este ano o tema da conferência será Consolidar de vez o SUAS rumo a 2026.

SUAS

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. Do mesmo modo, todos os Estados, comprometidos com a implantação de sistemas locais e regionais de assistência social e com sua