Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

A Prefeitura de Gurupi entregou certificados do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) aos empresários da cidade. Com o SIM, os agricultores e empresários têm a possibilidade de ampliar as vendas, comercializando os produtos no âmbito municipal.

O prefeito do município, Laurez Moreira, afirmou que investir na agricultura e no empresariado local é uma das marcas da gestão. “Sabemos da importância que tem o nosso comércio e a agricultura que são referências para a região Sul do Tocantins. A entrega desse certificado atesta a qualidade dos produtos feitos em Gurupi”, afirmou.

Fortalecer a economia

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Região da Jandira, Jorge Cabral, disse que ficou feliz em receber o SIM. “A nossa associação se fortalece ainda mais, pois agora temos esse Selo e ele é uma chave para abrir novos negócios”, comentou o presidente, acrescentando ainda que na Associação da Jandira existem 30 famílias cadastradas no quadro de sócios e que o plano é vender os produtos à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Cássio Messias Matos, proprietário de um supermercado em Gurupi comentou que com o SIM a economia da cidade vai ser impulsionada. “Vai aumentar a competitividade e também as nossas vendas”, disse. 

Um dos responsáveis pela Inspeção Sanitária de Gurupi, o veterinário Rafael Coelho, explica os passos para que o estabelecimento tenha direito ao SIM. “É preciso fazer um pedido junto à Secretaria da Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, e entregar os documentos necessários, depois faremos uma vistoria técnica no estabelecimento, caso tudo esteja correto e após o pagamento de uma taxa o certificado do SIM será expedido”, disse Coelho.

Garantia

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção. 

Todos os produtos oriundos da agricultura familiar para serem absorvidos pelo mercado local ou vendidos na forma de qualquer dos instrumentos de compra do Programa de Compra Direta do Ministério de Desenvolvimento Agrário ou da Conab precisam do Selo de Inspeção Municipal como garantida da qualidade do produto.