Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foram registrados até esta sexta-feira, 24, 129 focos de calor em Goiatins e em Mateiro e Lizarda 125 focos em cada um

Foram registrados até esta sexta-feira, 24, 129 focos de calor em Goiatins e em Mateiro e Lizarda 125 focos em cada um Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Foram registrados até esta sexta-feira, 24, 129 focos de calor em Goiatins e em Mateiro e Lizarda 125 focos em cada um Foram registrados até esta sexta-feira, 24, 129 focos de calor em Goiatins e em Mateiro e Lizarda 125 focos em cada um

Liderando o ranking dos municípios com maior incidência de focos de calor estão Goiatins, região nordeste, Mateiros e Lizarda localizados no leste do Tocantins. Entre junho e julho deste ano, se somados, foram registrados pelo satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, (INPE) 379 focos nas três cidades.

“Esse número pode ser maior, uma vez que, alguns focos não são registrados pelo satélite, ou porque se extinguem por si só, ou são apagados pelo Corpo de Bombeiros ou equipes de brigadistas da Defesa Civil”, explicou o gerente do Sistema Integrado de Operações dos Bombeiros (SIOP), capitão Alex Matos Fernandes.

Foram registrados até esta sexta-feira, 24, 129 focos de calor em Goiatins e em Mateiro e Lizarda 125 focos em cada um dos dois municípios. Mas os bombeiros alertam que o maior pico de focos de incêndios acontece entre os meses de agosto e setembro. Em Palmas no mesmo período foram registrados 81 focos de calor.

A Defesa Civil realizou nos municípios treinamento para formação de brigadas, que já estão atuando em todo o Tocantins. “Durante os meses de abril a junho estivemos nessas localidades, e os técnicos da defesa civil capacitaram brigadistas e realizaram levantamentos da demanda de cada município”, explicou o superintendente de defesa civil, tenente coronel Peterson Ornelas.

Para enfrentar o período de queimadas e estiagem a Defesa Civil também articulou junto ao PrevFogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a parceria para aquisição de novos materiais de combate a incêndio que serão usados pelos brigadistas em todo o Tocantins. E ainda com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a cooperação para a aquisição de alimentos para atender famílias em situação de vulnerabilidade.

Ranking de queimadas no Tocantins

1º Goiatins

2° Mateiros

3° Lizarda

4° Pium

5º Tocantínia

6º Lagoa da Confusão

7° Ponte Alta

8° Itacajá

9° Novo Acordo

10° São Felix do Tocantins (Ascom Bombeiros)