Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Conforme o calendário do processo seletivo, em setembro acontecerá a avaliação e em outubro, os candidatos apresentarão o plano de gestão

Conforme o calendário do processo seletivo, em setembro acontecerá a avaliação e em outubro, os candidatos apresentarão o plano de gestão Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Conforme o calendário do processo seletivo, em setembro acontecerá a avaliação e em outubro, os candidatos apresentarão o plano de gestão Conforme o calendário do processo seletivo, em setembro acontecerá a avaliação e em outubro, os candidatos apresentarão o plano de gestão

Durante entrevista coletiva concedida à imprensa, na manhã desta segunda-feira, 27, o secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira também abordou a realização do processo seletivo para a escolha dos diretores escolares e a realização de concurso para diretores de escolas indígenas.

O processo seletivo para a escolha dos diretores escolares já contam com as comissões formadas, para que até o final de agosto esteja aberto o período de inscrição para os candidatos que desejam participar da seleção.

“Essa não é simplesmente uma eleição, é um processo que selecionará a pessoa capacitada para a gestão de uma unidade escolar. E isso é algo histórico para o Tocantins”, explicou o secretário Adão Francisco.

Conforme o calendário do processo seletivo, em setembro acontecerá a avaliação. Em outubro, os candidatos apresentarão o plano de gestão, em novembro, está prevista a realização da eleição, em dezembro, a posse e em janeiro, acontecerá a formação.

Concurso para professores indígenas

A outra novidade é que uma comissão está elaborando as diretrizes para a realização do processo seletivo para a escolha de professores específicos para as escolas indígenas. Conforme explicou Felipe Carvalho, diretor de Diversidade e Programas Educacionais da Seduc, a escolha será realizada tendo como base, o Plano Nacional de Educação e o Plano Estadual de Educação, que define que os professores indígenas devem atuar na língua específica da cada etnia.

Atualmente, a Rede Estadual conta com 93 escolas indígenas, que atende uma média de 5 mil alunos, e apenas 64 profissionais do quadro de professores são concursados. O secretário Adão Francisco anunciou a abertura de 150 vagas para as escolas de todo o Estado. A previsão é que o concurso seja realizado no início de 2016. (Ascom Seduc)