Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação  O prefeito de Dianópolis, Régis Melo, agradeceu ao Governo e à ATS pelo auxílio aos municípios da região sudeste do Estado, que tanto sofrem com a seca O prefeito de Dianópolis, Régis Melo, agradeceu ao Governo e à ATS pelo auxílio aos municípios da região sudeste do Estado, que tanto sofrem com a seca
  •  O prefeito de Paranã, Edson Lustosa, vê a iniciativa do Governo com bons olhos. “Vai minimizar o problema das famílias”, disse
  •  Segundo o presidente da ATS, Eder Fernandes, 27 municípios da região sudeste do Estado serão beneficiadas pela Operação Caminhão Pipa

A ação emergencial Operação Caminhão-pipa, que vai atender a região sudeste do Tocantins, começa a ser executada a partir da próxima segunda-feira, 3. As estratégias foram divulgadas pelo Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), na tarde de quarta-feira, 29, aos representantes dos 27 municípios daquela região, que ano após ano têm sofrido com a seca. A parceria para a contratação dos caminhões é feita com o governo federal e tem validade até 30 de novembro.

O encontro serviu também para que técnicos da ATS tirassem possíveis dúvidas dos representantes. Segundo Eder Fernandes, presidente da Agência, a ação foi pensada e planejada há alguns meses, devido ao histórico de estiagem no sudeste. O presidente acredita que cada morador beneficiado terá muito mais qualidade de vida com a operação, que três vezes por semana, vai entregar 300 litros de água por pessoa, independentemente da quantidade de membros em cada família.

Segundo levantamento da ATS, Paranã e Arraias, devido à grande extensão territorial de cada uma, são as mais prejudicadas com a seca no sudeste. “Vamos dar atendimento a todos os 27 municípios, procurando sanar esse sofrimento causado pela seca, levando água com os caminhões para as pessoas”, afirmou o presidente.

Ao todo, 60 caminhões estão sendo contratados e, conforme a necessidade de cada município, uma quantidade maior poderá ser destinada para atender a demanda. “Haverá município com até cinco caminhões à disposição”, contou Eder Fernandes. A agência explica que os moradores que ainda não têm as cisternas instaladas em suas propriedades, devem preparar utensílios de grande capacidade para armazenar a água.

Auxílio

Os prefeitos das cidades atendidas elogiaram a ação da ATS, afirmando que a Operação Caminhão-pipa ocorre em boa hora. Em Dianópolis, uma das maiores cidades do sudeste, os caminhões vão atender mais de dois mil moradores na zona rural. “Eu quero agradecer o Governo do Estado e a ATS, pois vejo que essa operação vai ajudar muito nossa região, que é muito seca e estamos passando por uma situação extremamente difícil. Minha fala é de agradecimento”, disse o prefeito Régis de Melo.

Em Rio da Conceição, onde o Rio Manuel Alves corta o município ao meio, a falta de caminhão-pipa dificulta o atendimento às mais de 80 famílias cadastradas. Mas com a Operação da ATS, a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Gloraci Lopes, acredita em um novo momento para todos. “Hoje, a maior parte das famílias depende de Dianópolis [para obter água]”, disse a secretária. “Sem a ajuda do Governo não haveria condições das famílias terem água como precisam”, enfatizou.

No município de Paranã, 60% dos moradores serão beneficiados com a Operação Caminhão Pipa. A afirmação é do prefeito Edson Lustosa, que durante muitos anos viu os produtores rurais carregando água no lombo de animais por longos percursos. “Vejo essa iniciativa do Governo do Estado com bons olhos”, afirmou Edson. “A ação chega em boa hora e quero parabenizar o governador Marcelo Miranda, pois esses caminhões chegando com água minimiza o problema das famílias”, disse o prefeito.

Cisternas

 Eder Fernandes afirmou ainda que, paralelamente à Operação Caminhão-pipa, técnicos da ATS continuarão com a instalação das cisternas. “Quando assumimos a gestão, havia pouco mais de 1.400 cisternas instaladas e hoje já temos mais de 3.500 unidades em pleno uso pelos moradores. Nossa meta é que, até ao final do ano, as 11.050 cisternas estejam instaladas”, frisou.