Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Civil, por intermédio do 4º Distrito Policial de Palmas, autuou pelo crime de porte ilegal de munição, na manhã desta sexta-feira, 31, José Altino Machado, de 73 anos. O idoso foi preso quando tentava embarcar no aeroporto de Palmas portando munições calibre 38.

De acordo com levantamentos efetuados pelo Núcleo de Inteligência daquela delegacia, o autuado é ex-presidente da União dos Sindicatos dos Garimpeiros da Amazônia Legal. O grande velho do garimpo, como é conhecido na região da Amazônia, liderou cerca de 40 mil garimpeiros, que invadiram as terras Yanomami, na década de 1980. 

Em 1993, José Altino ganhou destaque internacional, tendo sido apontado como mentor intelectual do massacre de Haximu, Aldeia Yanomami, localizada na Venezuela, onde 16 indígenas foram mortos em confronto com garimpeiros.

Conforme o delegado Pedro Ivo, titular do quarto distrito policial, José Altino foi conduzido à delegacia e, para não ser preso, pagou uma fiança de dois salários mínimos, estipulada pela autoridade policial e com isso, obteve o direito de responder ao processo em liberdade.