Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Parlamentares vão retomar trabalhos na Casa de Leis

Parlamentares vão retomar trabalhos na Casa de Leis Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Parlamentares vão retomar trabalhos na Casa de Leis Parlamentares vão retomar trabalhos na Casa de Leis

Após vários debates acalorados, a Assembleia Legislativa vai retomar os trabalhos nesta terça-feira, 4, quando será realizada a primeira sessão legislativa do segundo semestre legislativo. A sessão está marcada para as 9 horas da manhã. Para o segundo semestre deste ano os deputados já tem várias audiências públicas em vista para serem realizadas.

O peemedebista Nilton Franco, por exemplo, já solicitou audiências públicas na Capital e em várias cidades do interior para discutir a situação da segurança pública no Estado.  Além de Palmas, o parlamentar propôs que as audiências nas cidades de Porto Nacional, Cristalândia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Paraíso do Tocantins e Pium.

Outra audiência pública também já aprovada foi pedida pelo líder do governo, Paulo Mourão (PT), para debater as contas e as aplicações feitas por gestores do Igeprev no período questionado pela justiça e pela auditoria realizada pelo atual governo.

O distrito de Luzimangues também está no centro dos debates dos parlamentares estaduais e dia 24 de agosto será realizada audiência pública para discutir a situação dos serviços prestados no local pelo município de Porto Nacional. O distrito tem sido alvo de polêmica entre os deputados do PSD, Valdemar Junior e Toinho Andrade (DEM) que tem rebatido as críticas feitas pelo colega com relação à gestão municipal de seu irmão, Otoniel Andrade (PSDB).

Outro desafio para os parlamentares é conseguir destravar as Comissões Parlamentares de Inquérito - CPI's em andamento. A da Saneatins está suspensa em razão de decisão judicial e a da violência contra a mulher, solicitada pela deputada Amália Santana, ainda precisa ser instalada.

Embates

No primeiro semestre a situação do Estado e ainda as demandas e cobranças dos servidores públicos estaduais de várias categorias bem como as greves da Polícia Civil e Quadro Geral tomaram grande parte das discussões dos deputados estaduais. Politicamente, maioria dos parlamentares é aliada do governo estadual.

Muitos parlamentares ouvidos pelo Conexão Tocantins afirmaram esperar um semestre mais tranquilo com relação ás discussões parlamentares. Foram muitas discussões nos últimos meses principalmente entre os deputados Wanderlei Barbosa (SD) e Ricardo Ayres (PSB) por causa da gestão municipal da capital dentre outros impasses entre parlamentares.