Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

As aulas da rede estadual começaram nesta segunda-feira, 3, na maioria das escolas da capital e do interior. Segundo o Conexão Tocantins apurou junto á Secretaria Estadual de Educação, Seduc, na capital maioria das escolas retornaram.

Em Palmas, seis escolas estão funcionando parcialmente: João Paulo II com quatro turmas das 15 que funcionam na unidade, Colégio Santa Rira de Cassaia, Dom Alano, CEM de Taquaralto, Escola Frederico José Pedreira, Santa Fé e quatro unidades escolares no CPPP, Case, presídio feminino e Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros.

Do interior, 14 escolas vão funcionar normalmente e outras 25 aguardam Assembleia Geral da categoria para definir sobre a greve, segundo informações da Seduc.

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintet) está mobilizando a categoria para a Assembleia que será realizada dia cinco. O presidente do Sintet, José Roque confirmou ao Conexão Tocantins que está trabalhando para conseguir a presença de muitos educadores na Assembleia. “Á nível estadual estamos organizando para quarta-feira, vou a Araguaína e passar em algumas cidades para mobilizar”, disse. O Sindicato espera mais de mil pessoas na Assembleia que deve definir a situação da categoria com relação ao governo.

O primeiro semestre do ano terminou com a categoria em greve, porém não foram todas as escolas que aderiram. O secretário da Educação, Adão Francisco afirmou que o governo tem mantido o diálogo constante com a categoria com relação às progressões e demais benefícios reclamados pelo Sindicato.

Uma das principais reclamações dos professores é com relação á eleição de diretores que a Seduc já anunciou que começará a realizar ainda este mês.