Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O 7º Festival de Cultura Japonesa que será realizado nos dias, 14 e 15 de agosto a partir das 18 horas, na Praça dos Girassóis, em Palmas/TO, reunirá fãs da cultura oriental e trará várias atrações como dança, comidas típicas, oficina de origami e o vencedor do Prêmio Dólma, chef Thiago Siintani. 

O evento reunirá exposições, cerimônia do chá, bonsai, copslay, oficinas de origami e outras atividades. Esse ano, o festival tem como tema a comemoração dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. Na culinária japonesa, o evento conta com a presença do Chef Thiago Siintani, vencedor do Prêmio Dólmã, o maior da gastronomia brasileira. O cardápio tem como principais atrações o yakisoba, os sashimis e os sushis.

Segundo o presidente da Associação Nipo Brasileira do Tocantins, Nelson Kazuo Nakamura, além de ser uma oportunidade de conhecer mais a cultura japonesa, é um momento de reconhecimento da irmandade entre os países e amplia o comprometimento com a nação japonesa. "Afinal, o Brasil é o país com maior número de nipo-descendentes do mundo. Hoje a cultura, as tradições e a culinária japonesa fazem parte da cultura brasileira", disse. O Festival terá a presença de autoridades nacionais, entre elas, o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda.

“Eventos assim são uma oportunidade de tornar ainda mais popular a culinária japonesa, além de ser uma oportunidade de provar várias delícias gastronômicas do Japão, num só lugar", disse o Chef, Thiago Siintani.