Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Júnior Suzuki

A Prefeitura de Palmas/TO participou na noite dessa última terça-feira, 22, da solenidade de inauguração da ampliação da sede da Kaikan Palmas (Associação Cultural Nipo-brasileira do Tocantins). A solenidade contou com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada e do presidente da entidade no Tocantins, Nelson Kazuo Nakamura.

Na ocasião a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro foi representada pela secretária executiva da Secretaria Municipal de Finanças, Vera Isomura que ressaltou que os laços de amizade entre Brasil e Japão são de longa data. “São culturas diferentes, mas de um povo só”, ressaltou.

O novo salão multiuso, com 250 m², faz parte do projeto Assistência e Projetos Comunitários e de Segurança Humana do Governo do Japão (APC) que promove projetos que visam o desenvolvimento da comunidade, foi construído com recursos do governo japonês, por meio da Embaixada do Japão no Brasil, destinado a eventos culturais e esportivos, como aulas de judô, badminton, palestras e cursos.

O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, na presença do presidente da Associação Nipo-brasileira, Nelson Nakamura ressaltou que o Japão já possui várias parcerias com Tocantins e que tem interesse em estreitar ainda mais esses laços, inclusive com relação à área de agronegócios e turismo, tanto na Capital como na região do Jalapão, além de divulgar nossa cultura através do projeto APC.

“Palmas é uma cidade muito bonita, passar pela ponte foi muito impressionante, estou muito feliz de estar aqui”, declarou, destacando que a boa relação entre os dois países tem contribuído para o desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira no Estado.

Já o presidente da Associação Cultural Nipo-brasileira do Tocantins, Nelson Nakamura, destacou que esse novo espaço vai atrair a comunidade com a intenção de divulgar a cultura japonesa. “Queremos aproximar mais o Japão de Palmas”, disse.