Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O público alvo são estudantes da rede pública de ensino fundamental e com idade entre 5 e 14 anos. A abertura Nacional da Campanha foi realizada pelo Ministério da Saúde no último dia 10 e segue até o dia 14 de agosto, mais com extensão dos trabalhos e ações até o final de outubro.

A Prefeitura de Miracema por meio da Secretaria Municipal de Saúde está à frente das ações que tem o objetivo de investigar sinais e sintomas da hanseníase, tuberculose entre os alunos, além de detectar  casos positivos de Tracoma e tratar com dose profilática as geo-helmintíases (verminoses) entre as crianças e adolescentes.

Além disto, a campanha objetiva identificar casos suspeitos de Hanseníase e tuberculose por meio da ficha de autoimagem, e ficha de sintomático respiratório, uma forma de colher informações referentes ao histórico dos familiares de cada aluno.

Atividades

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, as atividades da campanha incluem mobilização e orientações aos professores e escolares, antes da oferta da dose do anti-helmíntico e do preenchimento da ficha de autoimagem.

Ainda conforme dados da secretaria vão estar envolvidos na ação todos os profissionais de saúde do SUS, especialmente as equipes de Saúde da Família, bem como as profissionais de rede pública de educação e também a sociedade civil.

Saiba mais

O tratamento desses agravos são gratuitos e oferecidos pelo SUS. As pessoas com suspeita da doença podem se dirigir a qualquer unidade básica de saúde para realizar a consulta e investigação de cada agravo.