Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

De 10 a 14 de agosto acontece em Palmas a Semana de Mobilização da Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma. A mobilização nas escolas do município contará com a participação do grupo de Teatro ‘Bacurau MORHAN’, do Rio de Janeiro.

O objetivo da mobilização é reduzir a carga parasitária de geo-helmintos (verminoses), identificar casos suspeitos de hanseníase, e identificar e tratar casos de tracoma em estudantes, na faixa etária de 5 a 14 anos, da rede pública de ensino de Palmas, totalizando 31.000 escolares a serem atendidos nas ações.

As atividades da campanha incluem orientações aos professores e estudantes sobre as doenças a serem trabalhadas na ação e mobilização da comunidade.

As apresentações teatrais abordarão o tema Hanseníase e o grupo se apresentará em Palmas durante duas semanas, finalizando suas atividades no dia 21 de agosto.

Doenças

Para detectar os casos de hanseníase, será utilizado um formulário denominado Ficha de Autoimagem, onde os estudantes, junto com os pais ou responsáveis, respondem em casa os questionamentos da ficha e a devolvem para a escola. As mesmas são triadas, e os casos com lesões suspeitas de hanseníase são encaminhadas à unidade de saúde para confirmação diagnóstica e tratamento.

Para o tracoma, os escolares serão submetidos ao exame ocular externo realizado por profissionais capacitados, e os casos positivos e seus contatos domiciliares serão encaminhados para tratamento.

Também será realizada a terceira dose do tratamento quimioprofilático, com vistas à redução da carga de infecção por geo-helmintos, com a administração de Albendazol. Esse medicamento é eficaz, não tóxico, de baixo custo, e já foi utilizado em milhões de indivíduos de diversos países, e seus efeitos colaterais são raros e sem gravidade.

A realização do tratamento preventivo em escolares está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza o uso da medicação de forma periódica como uma medida preventiva e efetiva para redução da carga parasitária e de suas complicações. (Secom Palmas)