Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de duzentos advogados reuniram-se nessa terça-feira, 11 de agosto, para comemorar o dia do advogado assistindo o filme "Sobral Pinto - Um homem que não tinha preço" no cinema Luminere no Palmas Shopping na capital. A iniciativa é de um grupo de advogados denominado "Movimento OAB Somos Todos Nós". 

O jurista Sobral Pinto (1893-1991) ganhou destaque ao lutar contra as injustiças e defender a democracia mesmo em um dos períodos mais obscuros de nossa história, a ditadura militar. Este documentário traz uma série de depoimentos e imagens de arquivo que mostram a trajetória do advogado e ressaltam a importância de seu trabalho na defesa da justiça e dos direitos humanos. 

Conforme um dos organizadores, o advogado Idemar José Ferreira "a ação teve o objetivo de conscientizar a advocacia quanto a importância histórica da atuação da Ordem dos Advogados do Brasil em questões de relevo social". 

Já o advogado Aparício Varanda, também idealizador do evento, comemorou a receptividade da advocacia à iniciativa ao ver a sala de cinema lotada de advogados, jovens e experientes, demonstrando a atualidade de temas cívicos tratados no filme como vocação à advocacia, o patriotismo, a tolerância e o altruísmo de Heráclito Sobral Pinto, protagonista do filme. 

Segundo os organizadores, o movimento terá ações periódicas com o objetivo de fortalecer a conscientização e a reflexão da importância da advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil para os advogados e toda a sociedade tocantinense.