Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Junior

Foto: Emerson Junior

Começa nesta sexta-feira, 14, em Palmas, o 7º Festival da Cultura Japonesa. O evento tem o apoio do Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Estado da Cultura e da Comunicação Social e é realizado pela Associação Cultural Nipo-brasileira do Tocantins. Esse ano o Festival celebrará os 120 anos de amizade entre Brasil e Japão e acontecerá na praça dos Girassóis, nos dias 14 e 15 de agosto.

O local para a realização do evento foi escolhido pela secretaria da Cultura como explica o secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino. “Quando um dos representantes da associação japonesa nos procurou, logo nos prontificamos a ajudar na realização do festival e sugerimos que o mesmo fosse realizado próximo a cascata da praça dos girassóis, que tem um ambiente harmônico e remete aos jardins japoneses”, afirmou o secretário.

O Festival contará com as atrações musicais nacionais Joe Hirata e Edson Saito, além de shows da Orquestra Sinfônica da Cidade Amada, Tambores do Tocantins e Taiko Koendaiko (Tambores tradicionais). A estrutura contará ainda com praça de alimentação onde serão comercializados pratos tradicionais como Sushi, Sashimi, doces, Yakisoba e Sakerinha. No local haverá ainda a presença de restaurantes da Capital, parceiros do evento.

Além das atrações musicais e gastronômicas, o evento irá realizar oficinas de origami, cerimônia do chá, exposições de bonsai e ikebana, concurso de cosplay e o “Tanabata”, ritual de preces tradicional, também aberto ao público.