Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Para fomentar políticas públicas de incentivo à leitura e à cultura no estado, será realizado na próxima terça-feira, 18, um encontro da caravana do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), em Palmas. O encontro acontece às 8h30, no Ahãdu eventos, e conta com a presença do Secretário Executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto.

Direcionado aos secretários municipais de educação e cultura do Tocantins, o evento tem como objetivo debater a formulação e a implementação dos Planos Estaduais e Municipais em sintonia com o plano nacional. O PNLL é orientado e organizado por quatro eixos: democratização do acesso, fomento à leitura e à formação de mediadores, valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico e desenvolvimento da economia do livro.

A biblioteconomista da Secretaria Estadual da Cultura, Alessandra Batista, explica que é a primeira vez que o encontro acontece no Tocantins e que a expectativa é que gestores dos 139 municípios participem. “É muito importante que os secretários de educação e cultura dos municípios participem desse encontro para que comecem a trabalhar nos planos municipais de livro e leitura”, explica.

Os planos vão nortear e ampliar o debate em cada município para a criação de políticas públicas voltadas à leitura, ao livro, à biblioteca e à formação de mediadores para formar uma sociedade leitora e promover a inclusão social.

PNLL

O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) foi instituído em 2006 e busca promover a democratização do acesso ao livro, através da implantação e modernização de bibliotecas, da concessão de bolsas e prêmios literários a escritores e da criação de Pontos de Leitura e projetos de incentivo à leitura locais como bibliotecas comunitárias, hospitais, sindicatos, presídios e associações comunitárias. O PNLL é desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Ministério da Educação (MEC).