Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 13, a Secretaria Estadual da Cultura (Secult), em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, realiza o 1º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva no Tocantins. O evento acontece das 8h30 às 18h30, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).

O encontro é um espaço para formação sobre tecnologias assistivas e leitura inclusiva no campo da deficiência visual, no intuito de disseminar a iniciativa pelo Estado para conseguir aproximar os deficientes visuais do encantador mundo dos livros.

A biblioteconomista da Secult, Alessandra Batista, explica que a participação na Rede é um esforço da Secretaria e de instituições parceiras para aproximar as pessoas com deficiência ao hábito da leitura e, ao mesmo tempo, formar profissionais especializados para lidar com a forma diferente de perceber o mundo dessas pessoas. “Esse será o primeiro de muitos encontros. Com a troca de experiências vamos adquirir mais conhecimento para garantir um atendimento especializado aos deficientes visuais, com a aquisição de livros em braile e áudio-livros para as bibliotecas do Tocantins”, e completa “Futuramente queremos ampliar esses serviços a outros tipos de deficiência”.

A palestra sobre Leitura Inclusiva será ministrada pela responsável pelos serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina Nowill, Perla Assunção, e pela professora e também deficiente visual, Maria Dinalva Tavares. Para a palestra estão abertas 120 vagas para professores, bibliotecários, profissionais ligados à leitura e à educação especial e aos demais interessados sobre o assunto. Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição no link: https://docs.google.com/forms/d/1zUdeGa6GVI4otVXfRMvS_O2PHl1IXyS9jsslK4vD09E/viewform

Programação

Local: Miniauditório 543 -  prédio 5 – Celup/Ulbra Palestrantes: Perla Assunção (Fundação Dorina Nowill para Cegos) e professora Maria Dinalva (Centro de Apoio Pedagógico Especializado da Secretaria Estadual de Educação)

8h30 às 10h – Palestra sobre Leitura Inclusiva

10h às 10h30 – Intervalo

10h30 às 12h – Palestra sobre Leitura Inclusiva

12h às 14h - Almoço

Local: Labin 4 -  prédio 7 – CEULP/ULBRA

Palestrante: Professor Euler Rui Barbosa (IFTO)

14h às 16h – Oficina sobre Tecnologias Assistivas - DOSVOX e NVDA

16h às 16h30 – Intervalo

16h30 às 18h30 – Oficina sobre Tecnologias Assistivas – JAWS