Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A vice-governadora do Tocantins, Claudia Lelis, uniu-se a milhares de fiéis neste último sábado, 15, para participar das tradicionais romarias do Nosso Senhor do Bonfim de Araguacema, a 290 km de Palmas, e de Fortaleza do Tabocão, a 160 km da Capital. 

A romaria do povoado do Senhor do Bonfim, em Araguacema, existe há 83 anos e desde então reúne a cada ano milhares de fiéis numa demonstração de fé e devoção. Gente de diversas partes do Tocantins e de outros estados, como Maranhão, Pará e Mato Grosso, que percorrem quilômetros para participar das festividades. 

Dona Maria das Neves, 74 anos, há 15 anos paga promessa no Bonfim de Araguacema. Todos os anos ela viaja cerca de 450 km de Pedro Afonso, enfrenta sol e poeira, mas não deixa de participar da tradicional missa e agradecer. "Estou aqui para agradecer ao Bonfim, não peço mais nada, só agradeço", diz a romeira emocionada. 

Essa é a mesma devoção da dona de casa Teresinha Gomes, de 68 anos, que há 18 anos, participa da Romaria de Fortaleza do Tabocão. Com uma pedra na cabeça e muita fé no coração, ela acompanha a procissão, que percorre as ruas da cidade até o local da celebração da missa. "Todo ano renovo minha promessa, não vou parar nunca de agradecer ao Bonfim", diz a devota. 

Emocionada também estava a vice-governadora Claudia Lelis, que durante o dia participou da romaria de Araguacema, visitando as barracas, romeiros e a Igreja do Bonfim acompanhada da prefeita da cidade, Isabella Alves Simas, e lideranças da região. 

À noite, Claudia Lelis participou da procissão em Fortaleza do Tabocão e da missa, celebrada pelo bispo Phillipe Dickmans, que reuniu centenas de fiéis. "Uma alegria poder participar, juntamente com todos esses devotos, dessa manifestação de fé e de gratidão ao Nosso Senhor do Bonfim. Trago o abraço do governador Marcelo Miranda para todos os romeiros e sua mensagem de fé. Estou feliz, emocionada, agradecendo muito todas as bençãos recebidas e pedindo proteção para todo o povo tocantinense. Um dia muito especial para mim”, destacou a vice-governadora. 

Autoridades 

Prestigiaram a missa em Fortaleza do Tabocão o deputado estadual Valdemar Júnior, a deputada federal Josi Nunes, os representantes políticos Marcelo Lelis e Derval de Paiva, o prefeito de Fortaleza do Tabocão, Flávio Soares, além de vereadores e autoridades da região.