Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

 Brasília sediará a 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista em novembro

Brasília sediará a 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista em novembro Foto: Silvia Villalva

Foto: Silvia Villalva  Brasília sediará a 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista em novembro Brasília sediará a 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista em novembro

Começa nesta segunda-feira, 17, a primeira Conferência de Cultura Indígena do Tocantins. O evento acontece no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho), a partir das 17h e tem presença confirmada do ministro da Secretaria de Diretos Humanos, Pepe Vargas e do coordenador-geral do Plano Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, João Pontes.

A assessora de Assuntos indígenas da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) Narúbia Werreria, ressaltou que esse evento marca uma gestão participativa no Tocantins. “Me sinto honrada em participar de um momento tão importante para nós indígenas. Um momento de empoderamento e reconhecimento desses povos como agentes culturais importantes, não só para o Tocantins, mas para todo o Brasil”, concluiu.

A conferência tem o intuito de proteger, fortalecer e valorizar a cultura indígena, além de dar voz aos povos indígenas para a construção de suas diretrizes e metas que serão parte integrante do Plano Estadual de Cultura do Tocantins.

Irão participar da conferência, representantes de sete etnias indígenas do Tocantins, sendo elas Karajá, Javaé, Xerente, Krahô, Apinajé, Krahô-Kanela e Xambioá. A Conferência de Cultura Indígena conta com o apoio da Secretaria de Defesa e Proteção Social do Tocantins, Fundação Nacional do índio (Funai) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae/TO).