As crianças menores de cinco anos, que residem na zona rural do município de Palmas, começaram a ser vacinadas contra a Paralisia Infantil (Poliomelite) nesta segunda-feira, 17, a partir das 8 horas.
Duas equipes da Unidade de Saúde da Família, de Buritirana e da zona rural, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, e médicos começaram a percorrer chácaras, sítios, fazendas e assentamentos e regiões semi-urbanas para vacinar crianças, dentro da faixa etária vacinal, que moram nestas regiões.
Zona Urbana
Já no sábado mais de cinco mil crianças da Capital foram vacinadas durante todo o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A vacinação acontece até o dia 31 de agosto e está disponível em todas as salas de vacinas do Município. “É importante imunizar as crianças e manter o estado de eliminação da poliomielite no Brasil”, ressalta a coordenadora da Central Municipal de Vacinas (Cemuv), Elayne Katzwinke.
Palmas possui mais de 19 mil crianças em idade apta a receber as gotinhas da vacina e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% deste público. E é importante que as mães procurem as Unidades de Saúde da Família, até o final do mês, para vacinarem seus filhos.
O objetivo da Campanha é manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todo Município, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no País, garantindo, assim, a condição de País certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite.
Cronograma de campanha de Vacinação Zona Rural
17/08 – Coqueirinho
18/08 – Jaú
19/08 – São João
20/08 – Santa Fé-Rural
26/08 – Taquaruçu Grande
21/08 – Sgt Walter
24/08 – Santa Terezinha
28/08 – Ponta da Serra
25/08 – Vão do Lajeado (Secom Palmas)