Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Zezinha Carvalho

Ao assinar o Termo de Execução do Educa Sanear, na manhã desta terça-feira, 18, o governador Marcelo Miranda comparou a importância da iniciativa da Agência Tocantinense de Saneamento – ATS, ao Programa Governo Mais Perto de Você. O comparativo ocorreu durante o discurso, na solenidade em que estavam prefeitos de todas as regiões do Tocantins, deputados, secretários de estado e também os presidentes ATS, Eder Fernandes, e Henrique Pires, da Fundação Nacional da Saúde – Funasa.

“O Educa Sanear é a ação concreta da coisa que mais prezo, que institui neste estado, que é o Governo Mais Perto de Você, mais perto da população, de poder levar a esses 80 municípios a possibilidade de transformar os jovens e agentes multiplicadores das práticas de saneamento ambiental”, afirmou o governador, destacando que ações simples podem sim ajudar a resolver uma série de problemas, sobretudo quando as atividades têm relação com a educação e com a saúde pública.

O Programa terá investimentos de R$ 902.500,00 oriundos da Funasa, mais contrapartida de R$ 90.250,00 da ATS, e levará uma extensa programação a nove cidades polos da Agência Tocantinense, com foco na saúde e educação ambiental. Segundo a ATS, inicialmente serão sete mil pessoas contempladas, entretanto, com a participação dos multiplicadores das 80 cidades atendidas, será possível chegar a um número muito maior e a um resultado bem melhor.

“Esse programa é o único motivo que temos de transformar nossas cidades e o ambiente em que vivemos em espaços mais saudáveis e de convivência social. Vamos mudar os paradigmas. Eu não estou atrás de partido B ou C. Eu estou atrás do bem-estar social de cada cidade”, frisou Marcelo Miranda.

Henrique Pires destacou a importância do envolvimento da sociedade nos programas, onde criança, jovens e até os idosos estejam ajudando nas ações e no desenvolvimento das atividades. E um dos exemplo de sucesso, segundo o presidente, é o próprio Educa Sanear, lançado em 2012 pela Funasa. “Tem dado ótimos resultados”, disse, relatando que a saúde preventiva é um dos pontos mais importantes nas atividades do governo.

“Segundo a Organização Mundial da Saúde, para cada real investido em saneamento, economiza-se cinco vezes o que seria gosta com saúde. E fazer  educação em saneamento é investir em prevenção”, completou.

Comprometimento

Ao abrir a solenidade, o presidente da ATS, Eder Fernandes, fez um agradecimento ao governador Marcelo Miranda pelo comprometimento com a parte de saneamento no estado. “O governador tem dado zelo muito grande com esse setor”, afirmou. Fernandes destacou ainda a participação da Funasa no Educa Sanear. “Não teríamos lançado esse programa se não fosse a Fundação”, reiterou Eder.

Por meio do Educa Sanear, as 80 cidades terão uma série de ações de educação ambiental e saúde, tanto na zona urbana quanto na zona rural, por meio dos estudantes do ensino fundamental e médio, agentes de saúde e quilombolas. Entre as atividades haverá seminários, workshops, oficinas de reciclagem de lixo e de utilização dos recursos hídricos.

“Hoje o que a mídia em todo o mundo discute é a escassez de água e esses é um dos temas que estaremos tratando com as nove cidades polos”, adiantou Eder Fernandes. “A gente espera estar conscientizando as pessoas para que de fato, no futuro, não tenhamos que sofrer o que muitos cidadãos já sofrem, que são as consequências da falta de água”, acrescentou.

Brasilândia, na região central do Estado, é uma das cidades polos atendidas pelo programa. João Emídio, o prefeito, destacou que o programa garante mais conhecimento e inovação para a população. “Hoje, todos os prefeitos do Tocantins estão interessados nesse assunto porque ele é saúde, qualidade de vida”, disse.

Na região do Vale do Araguaia, a 150 quilômetros de Palmas, Divinópolis também é polo do Educa Sanear. Florisvane Maurício da Glória, prefeito da cidade, revelou que tem grandes expectativas, uma vez que os programas de anos anteriores não saíram do papel. “Sabemos que a água é fonte de vida, sem ela não vivemos. Nossa expectativa é grande. A gente espera muito desse novo governo, inclusive desses benefícios do Educa Sanear”, completou.

Cidades

O Programa Educa Sanear será executado entre os meses de outubro e novembro. No momento a ATS organiza a agenda de atendimento às cidades, que são: Crixás do Tocantins, Divinópolis, Itapiratins, Chapada de Natividade, Brasilândia, Sampaio, Riachinho, Monte do Carmo e Ponte Alta do Tocantins. (Secom/TO)