Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Webconferência é transmitida no bloco Bala I, na Universidade Federal do Tocantins

Webconferência é transmitida no bloco Bala I, na Universidade Federal do Tocantins Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges Webconferência é transmitida no bloco Bala I, na Universidade Federal do Tocantins Webconferência é transmitida no bloco Bala I, na Universidade Federal do Tocantins

Para qualificar médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios que fazem parte da Região de Saúde da Ilha do Bananal e Região Sudeste está acontecendo a webconferência “Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher: preconcepção, pré-natal, parto e puerpério”. A webconferência é transmitida na sala 10 do bloco Bala I, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

De acordo com técnico da área de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rogério Carvalho de Figueredo, esta é uma oportunidade para que estes profissionais possam participar sem se deslocarem dos seus municípios de atuação, podendo participar na Unidade Básica, na própria  Secretaria Municipal Saúde ou local que tenha acesso a internet. 

“O protocolo abrange o pré-natal, pré-concepção, o parto e o puerpério. Todas as temáticas que desenvolveremos no decorrer do curso  tem o intuito de organizar e qualificar as ações que são realizadas para as mulheres na Unidade Básica de Saúde”, ressaltou o técnico. 

Durante a webconferência, participam como palestrantes a médica Érica Godoy e os técnicos da área de Saúde da Mulher, Rogério Carvalho de Figueredo e Margarida Araújo Barbosa. A programação segue até esta sexta-feira, 21. 

Os municípios que compõem a Região de Saúde da Ilha do Bananal são Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, São Salvador do Tocantins, São Valério da Natividade, Sucupira e Talismã. Já a Região Sudeste é composta pelos municípios de Almas,Arraias,Aurora do Tocantins, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Novo Alegre, Novo Jardim,Paranã,Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição,Taguatinga,Taipas do Tocantins.

Confira a programação:

20/08

14h     Capítulo 6 - Saúde mental na gravidez e puerpério (Enfº Rogério)
14h30   Capítulo 8 - Atenção à mulher no puerpério (Enfº Rogério)
15h     Discussão do Caso Clínico 02
15h40   Capítulo 5 - Atenção às gestantes em condições especiais (Enfª Margarida)

21/08   8h30 às 12h

8h30    Capítulo 9 – Organização da Atenção (Informes)
9h      Sistema de Informação – Sisprenatal (João)
10h     Atenção à gestante de alto risco/ Má formação fetal (Dr. Fábio – Médico Especialista em Alto Risco)
11h45 Encerramento