Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Zezinha Carvalho Claudia Lelis recebeu grupo de empreendedores sul-coreanos interessados em instalar indústria de lâmpadas Led e placas solares no Estado Claudia Lelis recebeu grupo de empreendedores sul-coreanos interessados em instalar indústria de lâmpadas Led e placas solares no Estado
  • O grupo pretende investir na modernização e na otimização da rede de iluminação pública dos 139 municípios tocantinenses
  • Na reunião com a vice-governadora, os empresários a instalação de uma fábrica no Estado, e entregaram uma carta de intenções para investimentos no Tocantins

Os municípios tocantinenses estão próximos de dar um grande salto na área da eficiência energética. Nesta segunda-feira, 24, a vice-governadora Claudia Lelis, recebeu, no Palácio Araguaia, um grupo de empreendedores e investidores sul-coreanos interessados em instalar uma indústria de lâmpadas Led e placas solares no Tocantins e investir na modernização e na otimização da rede de iluminação pública dos 139 municípios do Estado, por meio de um projeto de Parceria Público-Privada (PPP).

O Programa de Eficiência Energética baseia-se na troca das lâmpadas atuais da iluminação pública, por lâmpadas LED, tecnologia que reduz em até 60% os gastos com energia. As lâmpadas Led além de gastarem menos, garantem melhor aproveitamento da luz, não esquentam e duram bem mais. Elas chegam a consumir um décimo da energia gasta por uma incandescente.

Os municípios, deverão realizar licitação e contratação de parceria público-privada, no âmbito da administração pública, para constituição de uma concessão, objetivando a modernização, a otimização, a expansão, a operação, a manutenção, a supervisão e o monitoramento da infraestrutura da rede de iluminação pública.

Investimentos

Na ocasião, os investidores anunciaram a instalação de uma fábrica de lâmpadas Led e placas solares no Estado e entregaram à vice-governadora uma carta de intenções, que mostra que os empresários possuem US0 milhões disponíveis para investir na parte de iluminação pública no Estado. 

“A missão contempla ainda os investimentos na parte de compra de soja, carne bovina, suína e de aves e na parte de mineração”, disse um dos empresários da Missão de Empreendedores e Investidores Sul-Coreanos, Tiago Machado de Oliveira.

A vice-governadora Claudia Lelis, destacou que o Estado está de portas abertas para receber empresários interessados em investir no Tocantins. Ela apresentou as potencialidades da região e disse que o governo dará todo o suporte para a instalação da indústria de lâmpadas Led e placas solares. “Essa é uma das prioridades da gestão do governador Marcelo Miranda, que o Tocantins possa se desenvolver, trazendo e apoiando empreendedores dispostos a investir no Estado”, finalizou.

Presentes

Além da vice-governadora Claudia Lelis, participaram também da reunião o subsecretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Tocantins, José Carlos Bezerra; o subsecretário de Representação do Estado em Brasília, Paulo Martorelli; o prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, e o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade.