Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Com o retorno do Salão do Livro do Tocantins, que este ano será realizado entre nos dias 19 a 21 de agosto, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, as entidades ligadas ao mercado editorial e livreiro estão formalizando apoio ao maior evento literário da Amazônia Legal. Esta semana, confirmaram a parceria para o Salão do Livro 2015, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Associação Nacional de Livrarias (ANL), além do Instituto Nacional para Leitura e Cultura (INLC).

Para o representante da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Robério Paulo da Silva, o apoio dessas instituições consolida a importância do evento junto ao mercado editorial. “O Salão do Livro é o modelo de projeto que as entidades decidem apoiar pelo formato, pelo alcance que tem. Esses apoios não são comuns em todas as feiras de livros. Ter esse retorno das instituições significa que volta do Salão do Livro é muito importante do ponto de vista editorial. É um projeto que vem ao encontro do que o mercado e do público precisam: eventos desse porte”, ressaltou.

“A Câmara Brasileira do Livro está sempre aberta a apoiar eventos cujo objetivo primordial é incentivar a leitura e fomentar ações de acesso ao livro, divulgar escritores e obras e aproximar leitores e autores. Sendo assim, confirmamos o nosso apoio institucional ao 9º Salão do Livro do Tocantins”, enfatizou Luís Antonio Torelli, Presidente da CBL, em ofício encaminhado à ABDL.

O superintendente de compras e licitação da Secretaria de Educação, Carlos Gomes Cavalcante Mundim, destaca a relevância do apoio. “Essa parceria das organizações ligadas ao setor editorial e livreiro demonstra a confiança no Governo do Estado na realização do evento que traz o incentivo à prática da leitura para públicos diversos, possibilitando o acesso a obras de todos os gêneros, além de espetáculos, shows, palestras, dentre outros”, destacou.

O Salão

O Salão do Livro 2015 terá como tema “Regionalismo e Desenvolvimento: Na terra do sol, a vida se transforma através da leitura”. Simultaneamente acontecerá a 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte).

A estrutura contará com uma área de 2.173,50m². Serão 71 estandes de livros didáticos, literários, técnicos e outros 12 estandes exclusivos para obras infantis, além de dois auditórios, espaço jovem, espaço café literário, praça de alimentação, palco para shows nacionais e regionais.

De acordo com a ABDL, a estimativa é que sejam trazidos para a edição de 2015 do Salão do Livro, cerca de 50 mil títulos de mais de 30 editoras. Ao todo, deverão chegar a Palmas, 150 toneladas de livros. A expectativa é que cerca de 250 mil pessoas visitem os estandes do Salão do Livro, movimentando cerca de R$ 8 milhões.