Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O IBGE divulgou um levantamento com relação ao número de servidores das prefeituras e dos estados de todo o país. Os dados mostram que o Tocantins é o estado que têm os maiores percentuais de servidores nas prefeituras em relação às populações das cidades: 6,2%, seguido pelo Amazonas (5,2%) e os estados do Nordeste (entre 6,3% e 5,2%), com exceção da Bahia e Pernambuco. Os dados são referentes a 2014.

No Estado, 62% dos servidores nos 139 municípios são concursados.

A pesquisa também levantou a quantidade de servidores estaduais. Neste quesito Distrito Federal, Acre e Roraima têm os maiores percentuais de funcionários públicos estaduais com relação à população dos estados. O Tocantins tem cerca de 35 mil servidores estaduais concursados (67% do funcionalismo estadual) e é o quinto com relação aos outros estados do país  o que representa 3,6 % do total da população. Com relação ao perfil destes servidores a pesquisa mostra que maioria cursou apenas o ensino médio.

O primeiro estado no país com mais servidores com relação à população é o Distrito Federal com 5,1%, depois o Acre e Roraima, ambos  com 4,9%, seguida pelo Amapá com 3,9%. Os dados mostram que São Paulo é a unidade da federação com mais servidores estaduais em números absolutos (601 mil).

Contratações nas prefeituras

O levantamento do IBGE mostra ainda que a maioria das contratações nas prefeituras são pelo regime estatutário que representam 61,1% do total de funcionários em 2014 se considerados também os celetistas (contratados pela CLT), comissionados, estagiários e pessoas sem vínculo empregatício. Em todo o país os concursados (contratados como estatutários e CLT) somam 4,6 milhões.

Tags: IBGE