Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e nesse sentido, o Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Tocantins (LésBitoca) promove a Campanha de Visibilidade Lésbica #MeRecusoASerInvisível. A campanha reúne 30 peças fotográficas com mulheres lésbicas em seus espaços de trabalho ou lazer. 

De acordo com os organizadores, o objetivo central da ação é valorizar lésbicas que tenham sua orientação sexual declarada socialmente visibilizando a importância do ato para construção do respeito a diversidade sexual.

As peças fotográficas estão sendo compartilhadas no facebook na Fanpage do Coletivo LésBiToca <<http://www.facebook.com/coletivolesbitoca>> e no instagram << https://i.instagram.com/lesbitoca/>> desde o dia 19 de agosto e, segundo os organizadores, tem obtido boa repercussão nas redes sociais.

A campanha encerra com o evento “Piquenique da Visibilidade Lésbica” no Parque Cesamar no dia 30/08 (domingo, a partir das 17 horas), onde ocorrerá o lançamento do documentário “Ser Lésbica – estamos aqui, resistimos” (Direção: Tiw Brás / Produção Executiva: Bruna Irineu e Mariana Rodrigues).

Para conhecer os objetivos desta ação, acesse o Teaser da Campanha: https://youtu.be/XCoN6yhZsXc

A Campanha de Visibilidade Lésbica do Coletivo LésBitoca é em parceria com o Canal Mim dá um Real e Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade -UFT, realizada com apoio da Liga Brasileira de Lésbicas /TO, Articulação Brasileira de Lésbicas – TO e Movimento Universitário de Diversidade Sexual (Mudas).

LésBiToca

LésBiToca – Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Tocantins, o grupo nasceu em maio de 2014, com objetivo de reunir lésbicas e mulheres bissexuais em torno de suas demandas em Tocantins. O grupo se formou através de mulheres que já vinham de militância em redes nacionais de lésbicas, coletivos feministas ou em grupos universitários de diversidade sexual. Em 15 meses de existência o LésBiToca promoveu ações de orgulho e visibilidade, manifestações de contestação a revogação do Plano Estadual de Políticas Públicas LGBT em 2014 (vigília nas secretarias de governo na Praça dos Girassóis) e organizou também o beijaço na Assembléia Legislativa Estadual contra a aprovação da moção de repúdio ao beijo lésbico da novela das 21h, protagonizado por duas atrizes idosas.

29 de agosto

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado no dia 29 de agosto. A data, criada no 1º Seminário Nacional de Lésbicas em 1996, é um marco fundamental para o registro da luta de mulheres que têm seus direitos violados por sua orientação sexual no Brasil. No movimento de lésbicas também se comemora o dia 19 de agosto que rememora um ato de resistência a violência da polícia no Ferro’s Bar, espaço de sociabilidade lésbico que funcionou em São Paulo nos anos 1980.