Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Os advogados do Tocantins, de norte a sul do Estado, têm se mobilizado para discutir ações em prol da valorização da classe e falar sobre as expectativas para as mudanças que visam fortalecer a classe com o apoio principalmente das mulheres e dos jovens advogados.

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), Gedeon Pitaluga, esteve nesta última quinta-feira, 27, em Gurupi, onde foram reunidos cerca de 100 advogados numa roda de conversa para falar sobre o crescimento da credibilidade da Ordem, da transparência e da modernização para o exercício dos profissionais.

Na pauta, a necessidade de alternância da gestão da OAB-TO e de ter uma representatividade que contemple a toda a classe. Para o conselheiro “a OAB somos todos nós: jovens, idosos, homens, mulheres, daqui e de todo o Estado, que esperam mudanças e avanços para a nossa classe”, apontou Pitaluga.

Advogados presentes fizeram questão de se pronunciar. Márcia de Souza, uma das representantes do movimento Mais Mulheres na OAB-TO, ressaltou a importância de privilegiar a classe feminina. “Além de defender outras causas interessantes, Gedeon valoriza também o nosso movimento e tem nos apoiado realmente em todos os sentidos. Estamos juntos nessa causa com o intuito de fazer esse movimento crescer e tornar a OAB mais próxima de todos nós”, afirmou.

Durante o encontro, Gedeon Pitaluga falou sobre a importância de criar bibliotecas, da assistência saúde, e da importância de transparecer e utilizar de forma proveitosa a anuidade dos advogados. “A criação das bibliotecas é fundamental para dar suporte principalmente aos advogados recém formados, que muitas vezes não têm condições de comprar livros caros, isso está dentro dos nossos anseios como jovens advogados, além das nossas condições de trabalho nas salas dos Fóruns, de se usar corretamente o dinheiro da nossa anuidade e tudo isso são ideias do Gedeon que estão de acordo com as nossas prerrogativas”, destacou a advogada Suelen Siqueira.

Reginaldo Ferreira, 83 anos, 45 de advocacia, falou sobre a importância de todas as classes de advogados e da representatividade da OAB perante a sociedade. “As ideias do Gedeon se afinam com as minhas e, por isso, ele ganha o meu apoio, apesar de já estar saindo do exercício. Em 35 anos que estou aqui em Gurupi, nunca alguém me convidou para qualquer atividade da OAB, hoje foi a primeira vez que um pré-candidato me faz uma sugestão para discutir alguma coisa para o futuro, isso me lisonjeia, me deixa entusiasmado e confiante para a OAB ter de volta credibilidade em todos os sentidos e que todas as classes de advogados se sintam bem representadas. Com o Gedeon sei que isso será possível”.

Além das mulheres, representantes do movimento feminino, e dos mais experientes, os jovens advogados presentes declararam a importância do apoio do conselheiro para o início da carreira deles. “Me sinto muito bem representada pelo Gedeon, não só por ele me apoiar nesse início e abraçar a causa do jovem advogado, mas também por saber que ele representará muito bem todos os advogados dentro da OAB, independente de idade ou de ideais”, finalizou a jovem advogada Maiana Ribeiro.

Essa rodada de bate papo e de ideias um fundamental para a união e fortalecimento da classe. A participação coletiva nesse processo de mudanças reforça o desejo de ter uma OAB de todos.

Colinas

Em Colinas, uma roda de conversa também reuniu advogados da região, que definiram apoio à candidatura de Gedeon à presidência da Seccional tocantinense. Para o atual presidente da Subseção, Sérgio Wacheleski, “a OAB precisa de uma pessoa dinâmica, que representa verdadeiramente o que muito temos buscado nos últimos tempos, a alternância”, afirmou.

O evento também marcou a definição da pré-candidatura do conselheiro estadual Sérgio Dantas à presidência da Subseção de Colinas. “Me senti muito honrado com essa indicação, pois não tinha a pretensão de ser novamente presidente, e muito feliz de ter o apoio do Dr. Gedeon, que sempre esteve presente na nossa cidade, interessado em nossas questões. Nós também o apoiamos, não só por isso, mas pelo trabalho que tem mostrado no Conselho Federal beneficiando toda a advocacia”, contou Dantas.

Ainda estavam presentes, o conselheiro estadual Adwardys de Barros Vinhal, o membro do Tribunal de Ética (TED) Fábio Alves, o ex-vice presidente do TED Marcos Antônio de Souza, além dos advogados Darlan Gomes de Aguiar, Willy Rego e Bernardino Cosobek da Costa. Todos declararam apoio aos pré-candidatos.

“Fico muito feliz com a confiança dos advogados de Colinas. Um grupo forte e unido que se soma agora a um grupo forte em todo o Estado, em defesa da alternância da representatividade de OABTO”, reforçou o conselheiro federal Gedeon Pitaluga.