Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A criação de peixe, atividade em crescimento no Tocantins, recebe incentivo na programação do Agosto Verde. Nesta sexta-feira, 28, acontece o “Dia Técnico de Criação de Peixe”, com diversas atividades para mostrar ao produtor as alternativas para a piscicultura. As ações acontecem em dois locais, na chácara Triângulo Mineiro (Taquaruçu Grande) e no Centro Agrotecnológico de Palmas.  

Na parte da manhã, na Chácara Triângulo Mineiro, a programação fica por conta de palestras voltadas para construção e montagem de tanques Bag Fish; escolha da espécie, ração adequada e quantidade de rações; densidade, qualidade da água e BPM e legislação para a produção de peixes no modelo Bag Fish.

Centro Agrotecnológico

Na parte da tarde, as atenções estão voltadas para as apresentações práticas. O médico veterinário da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Marcelo Mazeto, faz apresentação de pesquisa, mostrando a possibilidade de criação de peixe no Lago de Palmas. 

Na pesquisa, realizada de 2005 a 2007, o pesquisador apresenta as etapas de análise como a capacidade de suporte; produção com densidade ideal e as condições ambientais para a criação de peixe. “A intenção é mostrar que o estudo aponta as condições favoráveis para a criação de peixe no Lago”, adiantou.

Ainda na sequência da programação, acontece apresentação de experiências dos pescadores (custos para manufatura de tanques redes). E por último, o lançamento do Condômino Aquícolas São Pedro.

O “Dia Técnico de Criação de Peixe”, faz parte da programação do Agosto Verde, com ações voltadas ao incremento das atividades produtivas rurais no município. As atividades são realizadas pela parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural(Seder), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins(Ruraltins), a Seagro e parceiros.