Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlos Magno Encontro regional permitiu o debate temas de áreas estratégicas e a definição de prioridades para cada setor Encontro regional permitiu o debate temas de áreas estratégicas e a definição de prioridades para cada setor

O 2º Encontro Regional do Plano Plurianual (PPA) 2016/2019, realizado em Xambioá, norte do Estado, nesta última segunda-feira, 31, apontou como principal demanda a melhoria na infraestrutura das escolas públicas do Estado. Na ocasião, foram debatidas as propostas apresentadas por 13 municípios que integram a região.

A professora Gildeina Portírio veio de Araguanã para participar das discussões do eixo educação e conhecimento. “Estou aqui para dar minha contribuição. Precisamos melhorar a infraestrutura física das escolas, como a acessibilidade e climatização das salas de aula. Outra prioridade para atender às nossas demandas é o investimento na especialização de profissionais multidisciplinares para atender aos alunos da educação especial”, expôs.

Na metodologia adotada nos encontros, são identificados os principais problemas regionais, que são debatidos entre os participantes que, ao final, definem os cinco mais importantes.

Quanto às principais questões identificadas nas demais áreas destaca-se, no tema de desenvolvimento agrícola e meio ambiente, o problema de assistência técnica; no tema desenvolvimento regional, urbano e industrial, foi indicada a falta de conhecimento do potencial turístico. Para o eixo de segurança, assistência social e direitos humanos, foram definidas como questões mais importantes o efetivo, a estrutura e a falta de veículos; já quanto à área da saúde, o ponto escolhido como de maior importância foi o acesso às especialidades da região. Finalmente, para o eixo temático gestão pública foi identificada a inexistência  da regularização dos resíduos sólidos como questão prioritária.

Software

Nos encontros regionais do PPA, assim que termina cada abordagem dos eixos temáticos, todos os participantes já têm acesso aos relatórios gerados nos grupos de trabalho.  A agilidade das equipes na elaboração dos relatórios está sendo possível por meio de software desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Gerência de Sistemas de Tecnologia (TI) da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), que criou o sistema para facilitar todo processo de credenciamento até a consolidação de relatórios que vão subsidiar os técnicos na construção do PPA 2016/2019.

O moderador do eixo de Desenvolvimento Regional, Urbano e Industrial, Raimundo Casé, destacou a vantagem do programa. “Esse software sistematiza as informações ainda durante os debates e as pessoas já visualizam o documento e, de forma objetiva, conseguem organizar as ideias, concluir os relatórios e enviá-los”, destacou.

A professora Aline Araújo Marques não precisou de mais do que 30 segundos para fazer a inscrição que permitiu participar do encontro. “O meu credenciamento foi muito rápido, só informei meu CPF e já estava inscrita no eixo educação e conhecimento. Com isso, ganhei mais tempo para participar da oficina”, contou.

“O nosso maior desafio foi desenvolver esse sistema em curto espaço de tempo.  A nossa equipe está satisfeita com o resultado e com a qualidade do programa que utiliza as mesmas tecnologias de empresas como a Nasa [Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço]”, enfatizou o desenvolvedor de sistemas da Seplan, Lucas Ferreira Cunha.