Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Humberto Camelo é presidente da Adapec

Humberto Camelo é presidente da Adapec Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Humberto Camelo é presidente da Adapec Humberto Camelo é presidente da Adapec

O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participará do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), entre os dias 2 e 3 de setembro, em Porto Alegre (RS). No centro das discussões a implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), a situação nacional da doença de Mormo, entre outros temas. O Estado será representado no evento pelo presidente da Adapec, Humberto Camelo e pela gerente de sanidade animal, MichellyShuailla Freitas.

Para Humberto Camelo, o Fórum é uma oportunidade para cada representante das unidades da federação discutirem demandas para a melhoria do serviço de Defesa Agropecuária no País. “O Fórum é a união de forças que buscam as diretrizes para a padronização das ações e os avanços nos temas pautados”, destaca.

Segundo MichellyShuailla Freitas, o encontro possibilita a exposição dos gargalos e das soluções, que após uma análise global, aprimora os direcionamentos. “Estamos avançados em relação à implantação do Sisbi, temos controlado e combatido a doença de Mormo, mas precisamos de parceria para fortalecer nossas atividades”, ressalta.

Durante os dois dias de evento serão debatidos os trabalhos de inspeção dos produtos de origem animal nos estados, de acordo com o Decreto Federal nº 8445 e o Projeto de Lei nº 334/2015, que tratam do Sisbi. Além disso, a situação de Mormo nos estados brasileiros e suas ações, a transferência voluntária de recursos da União para os serviços estaduais de defesa agropecuária e o orçamento executado pelos estados.

Fonesa

O Fórum representa todos os órgãos estaduais de defesa agropecuária do Brasil. Seu objetivo é definir as diretrizes da política de sanidade animal e vegetal e promover a permanente articulação entre os órgãos. Com isso, pretende-se desenvolver harmonicamente e de forma integrada as ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica.