Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Mais precisão e segurança aos pacientes que são submetidos às cirurgias de catarata. É o que garante o laser de Femtosegundo, equipamento a laser que acaba de chegar ao Tocantins e instalado na clínica VisionLaser em Palmas. Na manhã da última sexta, 28, foi realizada a primeira cirurgia de catarata a laser na clínica.

A cirurgia de catarata consiste na extração do cristalino afetado pela doença, que fica turvo e embaçado, e a substituição dele por uma lente. Na cirurgia convencional, chamada facoemulsificação, o cirurgião faz de forma manual e com lâminas de bisturi os 3 passos mais importantes da cirurgia, as incisões no olho, a abertura da catarata e a fratura da mesma. Depois disso, ele inicia a retirada da catarata por ultrassom. Nesta cirurgia convencional não se usa nenhum tipo de Laser, como muitos acreditavam.

Com o Laser de Femtosegundo na cirurgia de catarata, é bem diferente. O cirurgião decide o que deve ser feito e como deve ser feito em um computador paralelo e o laser realiza, de forma precisa e sem dor, as etapas da cirurgia de forma automática. Outra vantagem em relação à cirurgia convencional é a fratura da catarata em dezenas de microfragmentos, o que diminui, ou até acaba, com o uso de ultrassom durante o procedimento.

De acordo com o médico oftalmologista, Tiago Bessa, responsável pela clínica Vision Laser, a cirurgia com o Laser reflete uma maior segurança para os pacientes durante a operação e maior estabilidade das lentes implantadas em longo prazo. "Com o Laser de Femtosegundo, oferecemos extrema precisão e suavização dos passos cruciais da cirurgia, o que nem sempre é possível na forma manual. Além disso, agora podemos fazer toda a cirurgia sem uso de lâminas ou bisturis", disse.

Catarata

A catarata é uma doença caracterizada pela opacificação do cristalino - que termina impedindo que a pessoa tenha uma visão nítida. Entre as causas do distúrbio, estão inflamações nos olhos e envelhecimento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 73% dos casos de cegueira em maiores de 75 anos se devem à doença.