Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os artistas que se interessarem em fazer apresentações com cachê custeado por repasse do Ministério do Turismo (MTur) devem se inscrever no cadastro de artistas do órgão federal. Isso porque o MTur regulamentou a transferência de recursos para a celebração de eventos que gerem fluxo turístico. Desde então, o recurso repassado pela pasta será exclusivamente destinado ao pagamento de cachês artísticos e à divulgação do evento.

Além de realizar a inscrição, os artistas devem preencher a uma série de pré-requisitos estabelecidos pelo MTur, entre eles, anexar documentos que comprovem a discografia, as premiações recebidas, participações em eventos de destaque e notas fiscais dos últimos shows, para entes públicos e privados.

O cadastro de artistas do Mtur foi lançado como projeto piloto em novembro de 2015 e permite a inclusão de dados pelos artistas e a pesquisa dos inscritos. Os proponentes municipais ou estaduais ainda devem apresentar a proposta do evento por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). O artista ou seu representante legal emitirá uma proposta de valor, data e local e o MTur avaliará o documento.

Os artistas devem se cadastrar pelo site: http://artistas.turismo.gov.br/cadban/#/home. Dúvidas sobre o cadastro podem ser enviadas para o e-mail:  artistasdoturismo@turismo.gov.br.