Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Prefeitura de Miranorte através da Secretaria Municipal de Cultura tem o grande desafio de fomentar a cultura no município, para isso fez o acordo com o Ministério da Cultura e criou leis específicas. Pela primeira vez em sua história, o município tem um Plano Municipal de Cultura que além de definir um planejamento voltado à aplicação das políticas e ações culturais para a cidade, permitirá ainda definir um calendário anual para o entretenimento e lazer da comunidade de Miranorte, oportunizando aos mesmos, a convivência e consumo de cultura de boa qualidade, com a realização do Projeto Arte Para Todos.

O projeto tem o objetivo de cumprir metas estabelecidas no Plano Municipal de Cultura de Miranorte, servindo de guarda chuva para o desenvolvimento de diversas ações que permeiam o Plano. Os mais variados segmentos artísticos serão contemplados, como a música, o teatro, a dança, a literatura, a cultura popular, entre outros. O Plano será dividido em etapas e microprojetos, sendo estes realizados durante a atual gestão, são as ações: Sexta Cultural, Projeto Platéia, oficinas permanentes de teatro, dança, musica, hip hop, Arte na Feira, Festival de música estudantil FESCAM, oficina de capacitação para elaboração de projetos e o lançamento de editais específicos para o incentivo de artistas e da produção cultural local.

O lançamento do Plano Municipal de Cultura ocorrerá com a primeira ação da Sexta Cultural, no dia 11/09 (próxima sexta-feira), na Praça Santo Antonio em Miranorte, com a presença do Prefeito Frederico Henrique de Melo, do seu Executivo de Cultura Nando Cruz, e demais secretariados. Depois do lançamento haverá exibição de cinema em parceria com o Ponto de Cultura Engenho Cultural (Miranorte) e o Cineclube Miragem (Miracema do Tocantins), além de ciclo de contação de historia para crianças, com o grupo local História Cantada, shows musical com a Orquestra Infantil de Ukulele Cantigas Para Rodar, nesta apresentação com participação especial de Thiago Ramos e Rivas Araujo (Palmas), a cantora Lays Versatis (Miranorte) e o cantor Presley Jorge (Gurupí) também farão apresentação, e para fechar a noite com muita animação, na sequencia, Banda Skema Moral (Miranorte), encerra a programação da primeira edição da Sexta Cultural.

Sexta Cultural - Circuito Itinerante

O projetomusical Sexta Cultural promove a realização de espetáculos musicais na cidade de Miranorte, o 15º maior município brasileiro do estado de Tocantins. Além de shows, outros segmentos artísticos ocupam os palcos da Sexta Cultural, como o teatro, a dança e o hip hop. O Evento é uma realização da Prefeitura de Miranorte com o apoio da ASSAMAR – Associação Amigos da Arte e o ponto de Cultura Engenho Cultural, as apresentações acontecem gratuitamente para a comunidade, em circuito itinerante, ocupando as praças da cidade de Miranorte. A ação do projeto define ainda, um calendário anual para o entretenimento e lazer da comunidade e da região, oportunizando aos mesmos, o consumo de cultura e arte com qualidade.

A Sexta Cultural tem seu retorno previsto para o dia 25/09, e o local definido para a próxima edição foi a Associação de Moradores do Bairro São José, a atração especial será o cantor e compositor Marcos Ruas, fechando o mês de setembro. Nomes como o cantor maranhense Erasmo Dibell e a dupla goiana Jakson e Camargo são atrações que também apresentarão nos palcos da Sexta Cultural, que voltará a Praça Santo Antonio (09/10), seguindo para Praça Dorival de Moura Vila Jaó (30/10).

Para mais informações: prefeituramiranorte@gmail.com,   assamarmiranorte@yahoo.com.br

Projeto Sexta Cultural

Programação de Todas as edições/2015

Data: 11/09/2015 - Local: Praça Santo Antonio 

19:00 – Contação de história 

19:40 – Cinema infanto-juvenil: A Fábula da Corrupção | Josué e o Pé de Macaxeira | o Filme de Carlinhos (curtas-metragens)

20:20 --Cinema adulto, sessão Tocantins: A Dois Passos do Paraíso (curta-metragem)  

20:40 – Música: Orquestra de Okulele, Cantigas Para Rodar com Participação Especial de Rivas Araujo, Thiago Ramos e Lays Versatis

21:40 –  Cantor Presley Jorge da Banda Eclipse de Gurupi

23:40 – Banda Skema Moral

Data: 25/09/2015 - Local: Associação dos Moradores do Bairro São José

19:00 – Contação de História

20:00 – Cinema Infanto-Juvenil: Peixe Frito | Com os Pés na Cabeça (curtas-metragens)

20:35 – Cinema Adulto – Panorama Brasil: O Último Raio de Sol | BMW Vermelha (curtas-metragens)  

21:15 – Música: show Marcos Ruas

Data: 09/10/2015 - Local: Praça Santo Antonio

19:30 – Cinema Infanto-Juvenil: Doido Lelé | A Noite dos Palhaços Mudos | Olho de Boi | Eu Queria Ser Um Monstro (curtas-metragens)

20:30 – Orquestra de Ukulele Cantigas Para Rodar Participação de Rivas Araujo e Thiago Ramos

21:30 – Música: Erasmo Dibell

Data: 30/10/2015 - Local: Praça Dorival de Moura Vila Jaó 

19:00 – Contação de História

20:00 – Cinema Infanto-Juvenil: Salu e o Cavalo Marinho (curta-metragem)

20:15 – Cinema Adulto: Antoninha | O Oitavo Selo (curtas-metragens) 

21:00 – Música: Dupla Jakson e Camargo de Goiania