Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tendo em vista a realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecem em Palmas no mês de outubro, o Hospital Geral de Palmas (HGP) está trabalhando com toda equipe técnica na revisão do Plano de Contingência para Atendimento a Múltiplas Vítimas ou Eventos em Massa.

Nesta semana a equipe multiprofissional do HGP recebeu treinamento sobre a preparação de hospitais no atendimento a múltiplas vítimas, com abordagens que vão desde a organização estrutural até o tratamento hospitalar que deve ser oferecido.

Já nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, o HGP, juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, unidades de saúde municipais e outras entidades participam de treinamento de Acidente com Múltiplas Vítimas. A ação de hoje acontece no auditório da Assembleia Legislativa e é promovida pela Força Nacional de Saúde (FNS).

A coordenadora da Enfermagem do pronto socorro do HGP, enfermeira Karlla Luz, enfatizou que o objetivo é preparar os responsáveis para atender em situações que envolvam múltiplas vítimas. “Devemos lembrar que em situações catastróficas, que podem ocorrer em um evento desse porte, temos que fazer o melhor para o maior número de vítimas. Estamos trabalhando com um plano que contempla uma organização dos fluxos e atendimentos emergenciais a acidentes com múltiplas vitimas para que a unidade hospitalar esteja preparada para atender com presteza”, disse.

A próxima etapa para fechar a revisão do plano inclui as considerações dos coordenadores dos diversos setores da unidade referentes a suas responsabilidades no que corresponde ao gerenciamento das ações.  Após essa etapa, serão realizados simulados com os profissionais do HGP para o aperfeiçoamento das práticas e posteriormente o plano será publicado.

A diretora geral Renata Duran solicitou a colaboração de todas as equipes na divulgação do plano. “Vamos divulgar para que todos tenham o conhecimento e saibam como agir em momentos de necessidade”, ressaltou.