Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois de um breve descanso, o projeto Concertos em Pauta 2015 do grupo Palmas-Música retorna para seus últimos recitais deste ano. No próximo dia 17, a pianista Aline Martins dividirá o palco com Bruno Barreto, Érika Carvalho, Gutenberg Nicácio e Felipe Viana no recital "Piano + 1".

A proposta do recital é levar ao público duos de câmara com piano, ou seja, músicas com um instrumento ou voz com piano, em que o piano funciona como acompanhador e também como um instrumento com elementos musicais próprios que dialogam com o instrumento solista.

O projeto Concertos em Pauta 2015 consiste em cinco espetáculos musicais de câmara, realizados ao longo de todo ano, sempre às 20h, no Teatro SESC Palmas. Além dos integrantes do Grupo Palmas-Música, a série conta com a participação e colaboração de artistas convidados e tem entradas a preços populares. Este ano foram apresentados até agora os recitais "Música em branco e preto", "Este breve e belo sonho torto" e "Invenções & Canções". O grupo Palmas-Música atua em Palmas desde 2007 com recitais didáticos e criação de repertórios originais.

Piano + 1       

As música a serem apresentadas no recital da quinta-feira 17 são predominantemente  brasileiras de caráter nacionalista, contendo também obras tradicionais do repertório de câmara e canções populares. Alguns dos compositores que terão suas peças executadas são: Radamés Gnattali, Estércio Marquez Cunha, Camille Saint Saens, Villa Lobos, Abel Ferreira, Chico Buarque, Edu Lobo e Gilberto Gil

O recital acontecerá às 20h e tem ingressos de R a R que podem ser reservados ou adquiridos antecipadamente no telefone 8409-9763.

Músicos:

Aline Martins é bacharel em música/piano pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Desde 2006, é professora de piano do Centro de Criatividade de Palmas. Atua como pianista acompanhadora, realiza recitais de piano solo e de música de câmara com o Grupo Palmas-Música.

Bruno Barreto iniciou seus estudos musicais aos 14 anos de idade na Escola de Música da Guarda Metropolitana da cidade de Palmas - TO. Possui Graduação em Música com Habilitação em Composição (2008) e Mestrado em Música, Cultura e Sociedade (2012) pela Universidade Federal de Goiás. De volta à cidade de Palmas desde 2009, tem desenvolvido intensa atividade pedagógica. Atualmente exerce a função de Técnico do Laboratório de Música da Universidade Federal do Tocantins, atuando também como regente da Orquestra Sinfônica dos Girassóis e Orquestra Filarmônica Manancial.

Érika Carvalho, professora de canto e regente de corais do SESC desde junho de 2013 e formada em música desde o ano de 2001 pelo STBNB em Recife PE.

Felipe Eduardo Gomes Viana nasceu em Ituiutaba MG onde aos 4 anos de idade começou seu estudos musicais no Conservatório Estadual de Música , com musicalização e iniciação ao piano. Aos 8 anos de idade se encantou pelo violino que se tornou seu instrumento principal. Aos 19 anos, formou-se pelo Conservatório Estadual.

Gutenberg Correia Nicácio de Lima músico clarinetista e professor, atualmente é acadêmico do curso de licenciatura em música pela UNB, professor de educação musical do Município de Palmas, instrutor de clarinete na orquestra jovem do estado e faz parte do grupo de música popular brasileira “Reminiscências”.