Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a temática “Canções de Amor”, as musicistas Aline Martins e Helena Zica prometem emocionar o público na próxima 4ª Clássica, dia 3 de maio, às 20 horas. O repertório contará com composições de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes, distribuídos em 3 ciclos de 13 canções, além de duas canções de Santoro no piano solo. O 4ª Clássica é um projeto da Fundação Cultural de Palmas que trará ao palco do Teatro Fernanda Montenegro concertos musicais com grupos tocantinenses e nomes da música clássica brasileira.

“Uma noite para os apaixonados pela música de boa qualidade”, descreveu a musicista, Helena Zica sobre o que o público palmense pode esperar deste espetáculo. “Espero poder passar ao público um pouco da minha paixão pessoal por essas canções e por toda obra de Claudio Santoro e também de Vinícius de Moraes”, acrescentou Helena.

Para a diretora artística do projeto, Renate Stephanes, a expectativa “é que este concerto seja maravilhoso, e que possamos sentir a música erudita brasileira no seu esplendor, interpretadas por grandes musicistas tocantinenses de alto nível técnico e musical”, disse Renate.

Repertório

As “Canções de Amor” foram compostas do final da década de 1950 ao início da década de 1960; mesma época em que no Rio de Janeiro nascia a Bossa Nova. Santoro e Moraes compuseram essas canções juntos, diferentemente de outros compositores que "musicaram" poemas de Vinícius de Moraes. Em todas elas pode se notar uma influência desse "sabor" de Bossa Nova, apesar de seu caráter erudito!

Helena Zica

É bacharel em Canto pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Música Brasileira do século XX pela mesma instituição. Professora de canto no Centro de Criatividade de Palmas desde 2006 e integrante do "Grupo Palmas Música" desde 2007, com o qual já fez turnê por diversas cidades de todo o país, levando o nome de Palmas!     

Aline Martins 

Instrumentista e compositora, mestre em música (UniRIO). É professora de piano da Fundação Cultural de Palmas. Tem se apresentado como pianista solista e também junto a coros e outros conjuntos, abrangendo música de concerto e música popular.

"Canções de Amor" de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes;

Abertura:

Piano Solo- Aline Martins

1-      Paulistana- Claudio Santoro

2-      Prelúdios de 1 a 12- Claudio Santoro

1° ciclo:

- "Ouve o Silêncio"

- "Acalanto da Rosa"

- "Bem Pior que a Morte"

- "Balada da Flor da Terra"

- "Amor que Partiu"

2° ciclo:

- "Jardim Noturno"

- "Pregão da Saudade"

- "Alma Perdida"

- "Em Algum Lugar"

- "A Mais Dolorosa das Histórias"

3° Canções Populares para Canto e Piano:

- "Luar do Meu Bem"

- "Amor em Lágrimas"

- "Cantiga do Ausente"

Serviço:

Data: 03/05

Horário: 20h00

Local: Theatro Fernanda Montenegro

Ingressos: Inteira (R$ 10,00) Meia (R$ 5,00)