Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Defesa e Proteção Social (Sedeps), por intermédio da Diretoria de Políticas para as Mulheres e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, em parceria com o município de Colinas do Tocantins, realizam a Conferência Regional de Políticas para as Mulheres nesta quarta-feira, 16. A abertura será às 8 horas no Rotary Club com a participação de 38 municípios tocantinenses. A mesma promoção está sendo realizada hoje em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio.

Estas conferências são instrumentos para que o Estado brasileiro situe-se com relação às necessidades das mulheres. É a maior e melhor oportunidade para criar instrumentos de política pública, visando seu empoderamento e retirando as mulheres de situações de violência, disse a diretora Ana Maria Vanderlei.

A conferência tem por objetivo debater e propor políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, com ênfase na erradicação da pobreza e no exercício da cidadania.

Com o tema "Mais direitos, participação e poder para as mulheres", o evento contará com Palestra Magna, Mesa Redonda com Plenárias Temáticas, Grupos de Trabalho, Debates e Plenária Final, escolha de delegadas e encaminhamentos finais.

Os eixos temáticos que serão discutidos são: contribuição dos conselhos de direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos;  oportunidade para as mulheres em sua diversidade e especificidades. Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios. Sistema Político com participação das mulheres e igualdade: recomendações. Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.

Fazem parte da comissão organizadora da Conferência a Secretaria Estadual de Defesa e Proteção Social (Sedeps) eConselho Estadual da Defesa dos Direitos da Mulher. A comissão tem por atribuição a organização, avaliação para o conselho nacional, emissão de certificados, elaboração e emissão de relatórios, definição de diretrizes para o aprimoramento das conferências regionais.  

Conferência Estadual

Durante as conferências regionais serão escolhidos delegados para participarem da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em Palmas, no período de 25 e 26 de novembro. Na Conferência Estadual também serão selecionados delegados para participarem da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a ser realizada em Brasília, Distrito Federal, no período de 15 a 18 de março de 2016, sob a coordenação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Municípios participantes

Araguína, Arapoema, Babaçulândia, Bandeiras do Tocantins, Barra do Ouro, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantins, Brasilândia do Tocantins, Carmolândia, Campos Lindos, Centenário, Colinas, Colméia, Couto Magalhães, Filadelfia, Goianorte, Goiatins, Guaraí, Tacajá, Itapiritins, Itaporã, Juarina, Muricilândia, Nova Olinda, Palmeirante, Pau d’ Arco, Pequizeiro, Piraquê, Presidente Kennedy, Recursolândia, Santa Fé do Araguaia, Santa Maria do Tocantins, Tupirama, Tupiratins, Wanderlândia e Xambioá. (Ascom Sedeps)