Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Equipes da Secretaria da Saúde de Gurupi vão realizar ações de combate a Hanseníase, Tracoma e Verminose, em todas as escolas das redes, municipal e estadual de ensino da cidade. O trabalho acontece entre os dias 21 a 25 de setembro. A abertura oficinal acontece no dia 21 a partir das 08h30min, na Escola Municipal Ulisses Guimarães, Parque das Acácias.

As ações fazem parte da terceira edição da Campanha Nacional de Hanseníase, Tracoma e Verminose que acontece em todo o Brasil. “Vamos mobilizar todos os profissionais da saúde da família em Gurupi para atuar nesta ação. Nós trabalhamos para prevenir e combater”, disse a Secretária da Saúde, Suely de Aguiar. 

Ações

Durante os dias de campanha, serão realizadas orientações sobre as doenças, exames de tracoma, autoexames de hanseníase, entre outros testes. Todo o tratamento e auxilio a Hanseníase é feito na Policlínica, com profissionais especializados. De acordo com a coordenadora de Hanseníase de Gurupi, Monica Paula, as Unidades de saúde também dão apoio a todos os procedimentos tanto da Hanseníase, quanto do Tracoma e Verminose.

Hanseníase, Tracoma e Verminose

 Hanseníase: A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada Os sintomas Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular.

O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Verminose: Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Tracoma: Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.