Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece na próxima sexta-feira, 25, o Dia D para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e 18 empresas de Palmas já confirmaram participação no evento. A equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine Tocantins) está mobilizando empresários que se enquadram na Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91) e aqueles que já são parceiros. A ação é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas).

De acordo com a diretora do Sine, Suami Matos, 11 empresas de Palmas então em déficit com a Lei de Cotas e estas terão prioridade em participar do Dia D, mas além dessas a diretora explica: “Nós também já temos a confirmação dos empreendimentos que estão com seus quadros completos, mas buscam manter seus bancos de dados atualizados para futuras contratações e dos parceiros por consciência e responsabilidade social”, declarou a diretora.

O Sine Tocantins trabalha constantemente com a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio do Sine Especial. Atualmente, o Projeto tem 449 nomes cadastrados, todo esse banco de dados será convidado a participar do Dia D e os contatos serão disponibilizados aos parceiros.

O grande objetivo do Dia D é diminuir as dificuldades encontradas tanto por empresas quanto por pessoas com deficiência na contratação. Na sexta-feira, 25, o Sine promoverá um encontro entre esses dois públicos na unidade central de Palmas. Todo o espaço será preparado para a atividade e somente os envolvidos receberão atendimento. 

O gerente de Recursos Humanos, da empresa Nosso Lar do Tocantins, Cristiano Cruz Costa, falou da importância de inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Somos parceiros dessa atividade, é através dela que temos a oportunidade de entrevistarmos e contratarmos pessoas com deficiência,  esse ano, estamos ofertando quatro vagas para a loja Nosso Lar de Palmas”, disse ao ressaltar que as empresas precisam cumprir a Lei de Cotas da Lei Federal nº 8.213/91. Os estabelecimentos com mais de cem funcionários são obrigados a preencher seus cargos com pessoas portadoras de deficiência. 

Os empresários interessados em participar do evento podem procurar o Sine central de Palmas ou obterem mais informações pelos telefones: 3218 1970 e 3218 1971. Já os trabalhadores com deficiência que buscam uma vaga no mercado, não podem perder essa oportunidade e só precisam se dirigir ao Sine Central munidos de documentos pessoais, Carteira de Trabalho e o número do Programa de Integração Social (PIS).