Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins e mais os estados do Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, e Sergipe devem ficar atentos às novas regras para o trânsito de suínos no País. A medida foi divulgada na última segunda-feira (21) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e faz parte das ações de prevenção à peste suína clássica (PSC), no território brasileiro.

De acordo com o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa, não é permitida a entrada de carnes frescas com ou sem osso, de linguiças frescais, de produtos enformados como hambúrguer e outros derivados de suínos nessas unidades de federação. A entrada de produtos e subprodutos só será permitida desde que estejam acompanhados de documento de Certificado de Inspeção Sanitária modelo "E" (CIS-E), Documento de Transporte de Resíduos Animais, Guia de Trânsito de Produtos (GT).

De acordo com o Mapa, as novas regras estão na Instrução Normativa (IN) nº 27, publicada no Diário Oficial da União, da última segunda-feira (21).