Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover o histórico e a cultura do estado por meio dos elementos e ícones materializados em peças artesanais, artesãs da região do Bico do Papagaio lançam nesta quinta-feira, dia 24, às 19 horas, a Coleção Xambiart de artesanato. O lançamento, que acontece durante a 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato de Tocantins (Fecoarte), irá exibir, por meio de vitrines vivas, biojoias, acessórios, utilitários e souvenires que expressam as raízes dessa região que é singular em aspectos naturais.

O desenvolvimento da coleção faz parte do Projeto Mulheres Produtivas e Empreendedoras do Tocantins, desenvolvido pelo Sebrae, que promove a melhoria da qualidade de vida e geração de renda e emprego. Por meio de capacitações em design, melhoria de processos de produção, embalagens, inovação, gestão financeira e da disseminação de novas técnicas que possibilitam a criação de novos produtos e catálogos, o projeto oferece oportunidades de expansão do artesanato e da identidade cultural das comunidades.

“O artesanato tem mudado a vida de muitas mulheres que, através do próprio trabalho, têm saído do desemprego e sendo inseridas no mercado, conquistando uma fonte de renda que contribuí não apenas para a melhoria da vida de suas famílias, mas também para o desenvolvimento econômico-cultural do estado”, destaca a coordenadora da carteira de artesanato do Sebrae Tocantins, Celina Soares.

As peças lançadas têm como inspiração os elementos típicos da região, como árvores, frutos e sementes, bem como a pesca e animais típicos do Bico do Papagaio.