Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Equipes de técnicos de Engenharia e Manutenção da Secretaria de Defesa e Proteção Social (Sedeps) encontram-se no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, para o trabalho de recuperação das estruturas danificadas por presos nessa quarta-feira, 23, e dar início a um processo de revitalização da unidade.

O clima na unidade está pacificado. Na manhã desta quinta-feira, às 6 horas, foi realizada nova revista geral nos cinco pavilhões da unidade.

Insatisfeitos com a instável pressão da água que é bombeada às celas no CRSLA, devido o período de estiagem, alguns presos deram início a um motim ontem, 23. Com a ajuda de presos do regime semiaberto, os 370 homens recolhidos atualmente no CRSLA quebraram cadeados das celas e por volta das 20 horas começaram a danificar a estrutura física da unidade.

A intenção era promoverem uma fuga em massa. Mas, o alarme foi acionado. Imediatamente, os agentes penitenciários da região foram convocados para ajudar os da unidade, que receberam reforço ainda da Polícia Militar (PM), do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), dos Bombeiros e de agentes da Diretoria do Sistema Penitenciário de Palmas. Cerca de 80 homens participaram da ação.

O reforço policial também continua sendo dado até que a recuperação das estruturas seja concluída. Todos os procedimentos estão sendo realizados com cautela e dentro da legalidade.